Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1121 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1121 / 2158 Next Page
Page Background

1121

5. AS EMPRESAS BRASILEIRAS

Houve nos últimos anos uma proliferação de empresas que trabalham com a venda de

equipamentos fotovoltaicos no Brasil (Figura 3). Concentram-se principalmente nos Estados de São

Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Goiás e Espírito Santo. Na

cidade de Ribeirão Preto-SP, onde a pesquisa foi realizada, existem 4 atuantes no mercado e estão

presentes em vários canais de comunicação - impressos, redes sociais, vídeos,

websites

,

conferencias nacionais e internacionais e também cursos técnicos em centros de educação ou

universidades.

São, em sua maioria, gerenciadas por empresários que buscam novos mercados para atuação

empresarial e/ou áreas para investimentos ou jovens empreendedores provenientes de incubadoras

de empresas através de programas universitários que possuem conhecimento técnico. Estas

empresas já possuem conhecimento nas áreas de financiamento, têm acesso aos fabricantes dos

painéis fotovoltaicos (contatos com as fábricas,

know-how

de importação) e equipamentos

complementares e já possuem equipe treinada para a instalação.

Figura 3.

Empresas do setor fotovoltaico no Brasil no ano de 2016

Fonte: Portal America do Sol. Disponível em:

<http://www.americadosol.org/fornecedores/

>.

Acesso em 09 dez. 2016.

Em análise de seus meios de comunicação, vê-se um interesse na ampliação de contatos para o

aumento da cartela de clientes através da atração de microempresários interessados em trabalhar

no setor fotovoltaico e que podem atuar em regiões diferentes, devendo estes fazer parte de alguns

treinamentos que oferecem conhecimento técnico aprofundado, vendidos aos interessados por

valores que variam de região para região. É importante salientar que o investimento nos cursos é

pré-requisito para parcerias entre as empresas e o microempresário.