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182. UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS PARACONFECÇÃO DE MOBILIÁRIO

URBANO

LANGE, Leticia*

1

(lelange.1910@gmail.com

); ARNOLD, Daiana Cristina Metz

2

(daim@feevale.br

);

SILVA, Adriana Teresinha

3

(adrianat@feevale.br

); JAHNO, Vanusca Dalosto

4

,

(vanusca@feevale.br

), STRIVING, Júlia Heloísa

5

,

(juliastriving@yahoo.com

); FERNANDES, Lisiane Heinen

6

,

(lisianefernandes@feevale.br

)

1

Universidade Feevale, Brasil

2

Universidade Feevale, Brasil

3

Universidade Feevale, Brasil

4

Universidade Feevale, Brasil

5

Universidade Feevale, Brasil

6

Universidade Feevale, Brasil

*

Leticia Lange

RESUMO

Com o constante crescimento da urbanização e consequentemente o desenvolvimento das

indústrias, surgem rejeitos provindos destes processos, os quais necessitam de destinação final

adequada. Na atualidade, esta disposição final dos resíduos é regulamentada por leis e

fiscalizações, oriundas da preocupação com a possibilidade de descartes indevidos no meio

ambiente. Por outro lado, o conceito de ecodesign surge com o objetivo de satisfazer diversos

critérios, entre eles o desempenho e qualidade, porém, com foco em uma forma ecológica para o

desenvolvimento de produtos, fato que afeta, portanto, na escolha dos materiais a serem

empregados. Neste sentido, é de interesse deste estudo o desenvolvimento de um assento coletivo

a ser alocado em escolas, onde empregou-se a incorporação de resíduos. Para o desenvolvimento

deste produto, realizaram-se pesquisas de possíveis resíduos a serem incorporados para a

elaboração do exposto, de modo a atender quesitos de resistências referidas por normas e designs

que compatibilizem com o intuito aqui proposto. Assim, o desenvolvimento deste mobiliário baseou-

se nos princípios do ecodesign e teve como objetivo a confecção de um banco em concreto com

incorporação de resíduo de garrafa PET. A metodologia empregada baseou-se na confecção de

três corpos de prova para cada traço escolhido, sendo a base 1: 1,2: 2,38, realizando-se substituição

do agregado graúdo pelo resíduo escolhido nas porcentagens de 0%, 25%, 50% e 100%. Para a

análise do produto optou-se por ensaios iniciais relativos à caracterização dos agregados, sendo

eles composição granulométrica e massa unitária, verificação do concreto em seu estado fresco,

através de ensaio de consistência e estado endurecido, com a realização de ensaio de compressão.

Observou-se com os resultados obtidos a diferença granulométrica e de massa unitária entre os

agregados empregados, bem como a significativa diferença de consistência dos concretos, quando

empregada a substituição por resíduo, além da perda de resistência à compressão. Desta forma,

verifica-se a necessidade de pesquisas mais aprofundadas para avaliação do melhor percentual e

traço a serem adotados, no entanto, observa-se possibilidades de inclusão deste resíduo que

necessita de alternativas de disposição em uma nova matriz cimentícia, que, igualmente, visa

assistir a sociedade com um produto que terá uso em âmbito escolar.

Palavras-chave:

Incorporação de resíduos; Ecodesign; Mobiliário Escolar; Concreto.