437
Figura 8.
Avaliação do aplicativo por aspectos
Os resultados apontam que, embora necessite de melhorias na aparência/design (total de 11
imparciais ou negativos) e possua certo nível de dificuldade de uso (12 imparciais ou negativos), o
aplicativo possui precisão e funcionalidades adequadas, além disso, sua criação como ferramenta
de aprendizado foi considerada importante/relevante pela maioria dos alunos.
Ao serem indagados se voltariam a utilizar o aplicativo ao calcular uma estrutura, 29 (100%) alunos
responderam que sim. Quanto às finalidades citadas para o uso, 19 (65,51%) declararam que
utilizariam o aplicativo para cálculo de pergolados, 24 (82,7%) para telhados e estruturas de obras
residenciais, 11 (37,93%) para pavilhões e galpões industriais, 9 (31,03%) para pavilhões e galpões
comerciais, 9 (31,03%) para pontes de pedestres, 4 (13,79%) para pontes de veículos.
Além disso, quando perguntados: “O aprendizado do aplicativo estimulou seu interesse em elaborar
projetos que incorporem o material madeira?”, 27 (93,10%) responderam sim, apontando para
aceitação do software no uso de madeira como solução estrutural sustentável em projetos.
5. CONCLUSÃO
Este trabalho apresentou um questionário preliminar oriundo de uma experiência única de minicurso
do aplicativo JWood e seu uso para o dimensionamento de estruturas de madeira, com a intenção
de inserir conceitos de materiais estruturais sustentáveis no ambiente educacional por meio da
familiarização de estudantes com a norma NBR 7190, buscando instigar os alunos a utilizarem
madeira em seus projetos acadêmicos e na vida profissional.
A proposta de uso do aplicativo resultou em avaliações positivas para fins educacionais, contudo,
tais resultados estão limitados devido à fatores como tamanho da amostra, diferenças de nível de
conhecimento sobre entre os alunos e falta de ferramentas como provas ou exercícios avaliativos.
Embora a experiência com os estudantes tenha servido como maneira de retroalimentar o processo
de desenvolvimento do software, será necessário realizar novas experiências, envolvendo maior
número de estudantes e metodologias de aferição de aprendizado adequadas aos níveis de
conhecimento dos alunos, imagina-se a possibilidade de inserção experimental do aplicativo como
complemento à teoria nas aulas de dimensionamento em disciplinas na Engenharia Civil e
Arquitetura, atuando também como forma de vencer barreiras culturais de emprego de materiais
sustentáveis por meio da familiarização e conhecimento de suas propriedades como estrutura.