Table of Contents Table of Contents
Previous Page  437 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 437 / 2158 Next Page
Page Background

437

Figura 8.

Avaliação do aplicativo por aspectos

Os resultados apontam que, embora necessite de melhorias na aparência/design (total de 11

imparciais ou negativos) e possua certo nível de dificuldade de uso (12 imparciais ou negativos), o

aplicativo possui precisão e funcionalidades adequadas, além disso, sua criação como ferramenta

de aprendizado foi considerada importante/relevante pela maioria dos alunos.

Ao serem indagados se voltariam a utilizar o aplicativo ao calcular uma estrutura, 29 (100%) alunos

responderam que sim. Quanto às finalidades citadas para o uso, 19 (65,51%) declararam que

utilizariam o aplicativo para cálculo de pergolados, 24 (82,7%) para telhados e estruturas de obras

residenciais, 11 (37,93%) para pavilhões e galpões industriais, 9 (31,03%) para pavilhões e galpões

comerciais, 9 (31,03%) para pontes de pedestres, 4 (13,79%) para pontes de veículos.

Além disso, quando perguntados: “O aprendizado do aplicativo estimulou seu interesse em elaborar

projetos que incorporem o material madeira?”, 27 (93,10%) responderam sim, apontando para

aceitação do software no uso de madeira como solução estrutural sustentável em projetos.

5. CONCLUSÃO

Este trabalho apresentou um questionário preliminar oriundo de uma experiência única de minicurso

do aplicativo JWood e seu uso para o dimensionamento de estruturas de madeira, com a intenção

de inserir conceitos de materiais estruturais sustentáveis no ambiente educacional por meio da

familiarização de estudantes com a norma NBR 7190, buscando instigar os alunos a utilizarem

madeira em seus projetos acadêmicos e na vida profissional.

A proposta de uso do aplicativo resultou em avaliações positivas para fins educacionais, contudo,

tais resultados estão limitados devido à fatores como tamanho da amostra, diferenças de nível de

conhecimento sobre entre os alunos e falta de ferramentas como provas ou exercícios avaliativos.

Embora a experiência com os estudantes tenha servido como maneira de retroalimentar o processo

de desenvolvimento do software, será necessário realizar novas experiências, envolvendo maior

número de estudantes e metodologias de aferição de aprendizado adequadas aos níveis de

conhecimento dos alunos, imagina-se a possibilidade de inserção experimental do aplicativo como

complemento à teoria nas aulas de dimensionamento em disciplinas na Engenharia Civil e

Arquitetura, atuando também como forma de vencer barreiras culturais de emprego de materiais

sustentáveis por meio da familiarização e conhecimento de suas propriedades como estrutura.