Table of Contents Table of Contents
Previous Page  435 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 435 / 2158 Next Page
Page Background

435

responder o questionário, um total de 29 (74,36% do total) alunos o fizeram, avaliando de forma

inicial o conjunto minicurso e aplicativo e gerando discussão acerca do que foi apresentado.

O questionário possui 2 seções: inicialmente, é realizada a caracterização dos alunos, com

questões relativas à curso, escolaridade, conhecimento acerca de estruturas e conhecimento do

aplicativo JWood, de modo a elucidar o perfil dos alunos respondentes; então, é feita a avaliação

do aplicativo como objeto educacional complementar, com perguntas em escala Likert – onde os

alunos podem expressar sua concordância acerca de afirmações relativas ao uso do aplicativo para

o aprendizado. Ao final, os alunos poderiam avaliar o aplicativo com base em aspectos de precisão,

funcionalidades, importância, aparência e uso, sendo indagados quanto à se voltariam a utilizar e

para que finalidades. Um campo de comentários e sugestões foi colocado ao final do questionário

como maneira adicional de obtenção de

feedback

.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 Caracterização dos alunos

Os respondentes caracterizam-se em diferentes áreas de formação e escolaridade, bem como

diferentes níveis de conhecimento acerca de estruturas. Dos respondentes, quanto ao curso,

destaca-se Arquitetura e Urbanismo (22 alunos, 75,86%), Engenharia Civil (6 alunos, 20,69%) e

Engenharia Mecânica (1 aluno, 3,44%). O grupo é composto por níveis de escolaridade de

graduação (23 alunos, 79,31%), especialização (2 alunos, 6,89%) e mestrado (4 alunos, 13,78%).

Ao serem questionados quanto ao conhecimento sobre estruturas, através de uma escala de 10

pontos, foi possível identificar o perfil dos respondentes, cuja maioria se avaliou como com pouco

(1 a 4, total de 48,28%) ou médio conhecimento (5 a 7, total de 37,93%), conforme Figura 6.

Figura 6.

Conhecimento sobre estruturas declarado pelos respondentes

Por ser um minicurso de matrícula livre aos inscritos no evento, não foi possível filtrar os

participantes por área ou nível de aprendizado, contudo, tais considerações foram tomadas para

experiências subsequentes. Quanto à se previamente conheciam o aplicativo JWood, apenas um

dos respondentes declarou que sim.

4.2 Avaliação do aplicativo

Ao serem apresentados à quatro diferentes afirmações (Figura 7), os alunos responderam

positivamente quanto à possibilidade do uso do aplicativo para diferentes aspectos do aprendizado,

expressando através da escala Likert de 5 pontos, predominância de valores médios que apontam

para a concordância e com apenas 3 posicionamentos de discordância.

Destaca-se a quarta afirmação apresentada: “O aplicativo facilitou a compreensão de conceitos da

NBR 7190’, cuja concordância média na escala foi de 4.17 pontos, demonstrando que, conforme a

maioria dos respondentes, auxiliou no entendimento das exigências da normativa.