435
responder o questionário, um total de 29 (74,36% do total) alunos o fizeram, avaliando de forma
inicial o conjunto minicurso e aplicativo e gerando discussão acerca do que foi apresentado.
O questionário possui 2 seções: inicialmente, é realizada a caracterização dos alunos, com
questões relativas à curso, escolaridade, conhecimento acerca de estruturas e conhecimento do
aplicativo JWood, de modo a elucidar o perfil dos alunos respondentes; então, é feita a avaliação
do aplicativo como objeto educacional complementar, com perguntas em escala Likert – onde os
alunos podem expressar sua concordância acerca de afirmações relativas ao uso do aplicativo para
o aprendizado. Ao final, os alunos poderiam avaliar o aplicativo com base em aspectos de precisão,
funcionalidades, importância, aparência e uso, sendo indagados quanto à se voltariam a utilizar e
para que finalidades. Um campo de comentários e sugestões foi colocado ao final do questionário
como maneira adicional de obtenção de
feedback
.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1 Caracterização dos alunos
Os respondentes caracterizam-se em diferentes áreas de formação e escolaridade, bem como
diferentes níveis de conhecimento acerca de estruturas. Dos respondentes, quanto ao curso,
destaca-se Arquitetura e Urbanismo (22 alunos, 75,86%), Engenharia Civil (6 alunos, 20,69%) e
Engenharia Mecânica (1 aluno, 3,44%). O grupo é composto por níveis de escolaridade de
graduação (23 alunos, 79,31%), especialização (2 alunos, 6,89%) e mestrado (4 alunos, 13,78%).
Ao serem questionados quanto ao conhecimento sobre estruturas, através de uma escala de 10
pontos, foi possível identificar o perfil dos respondentes, cuja maioria se avaliou como com pouco
(1 a 4, total de 48,28%) ou médio conhecimento (5 a 7, total de 37,93%), conforme Figura 6.
Figura 6.
Conhecimento sobre estruturas declarado pelos respondentes
Por ser um minicurso de matrícula livre aos inscritos no evento, não foi possível filtrar os
participantes por área ou nível de aprendizado, contudo, tais considerações foram tomadas para
experiências subsequentes. Quanto à se previamente conheciam o aplicativo JWood, apenas um
dos respondentes declarou que sim.
4.2 Avaliação do aplicativo
Ao serem apresentados à quatro diferentes afirmações (Figura 7), os alunos responderam
positivamente quanto à possibilidade do uso do aplicativo para diferentes aspectos do aprendizado,
expressando através da escala Likert de 5 pontos, predominância de valores médios que apontam
para a concordância e com apenas 3 posicionamentos de discordância.
Destaca-se a quarta afirmação apresentada: “O aplicativo facilitou a compreensão de conceitos da
NBR 7190’, cuja concordância média na escala foi de 4.17 pontos, demonstrando que, conforme a
maioria dos respondentes, auxiliou no entendimento das exigências da normativa.