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2000

3. MÉTODO DE PESQUISA

O método de pesquisa se desenvolve em duas etapas: definição de princípios qualitativos para os

limites de empreendimentos habitacionais multifamiliares e aplicação dos princípios em estratégias

de transformação de empreendimentos construídos.

Os princípios estão fundamentados na leitura e síntese de importantes autores que atuam no campo

da investigação da qualidade arquitetônica residencial (PEDRO, 2002; LUCINI, 2003; FÁLAGAN,

MONTANER E MUXI, 2011) e no campo da humanização do espaço urbano (GEHL, 2013;

JACOBS, 2000; WHYTE, 2013). Foram planejados para uma relação harmoniosa e positiva entre

os espaços privados de empreendimentos habitacionais e o espaço público a seu redor: a calçada,

a rua, a praça. Colaboram para maior vitalidade do entorno e para a maior permanência e circulação

de pedestres. Seis princípios foram definidos: acessibilidade, arborização, mobiliário urbano,

visibilidade, permanência e multifuncionalidade (tabela 1).

Tabela 1.

Princípios qualitativos para limites de empreendimentos habitacionais multifamiliares inseridos em

áreas de baixa vitalidade urbana.

Acessibilidade

O Princípio da acessibilidade contempla a

proposição de calçadas acessíveis, com percursos

livre de obstáculos, convidativa ao pedestre,

evitando as passagens em níveis. Contempla ainda

o acesso seguro ao condomínio, preferencialmente

próximo das faixas de pedestres, proporcionando

conforto aos usuários.

Sombreamento

O princípio do “sombreamento” contempla a

proposição de arborização ao redor dos

condomínios, permitindo caminhadas confortáveis

ao pedestre e a composição de paisagens urbanas

mais dinâmicas. A presença da vegetação colabora

ainda para permanência dos usuários no espaço

público e para uma melhor paisagem sonora no

entorno dos condomínios.

Mobiliário

A possibilidade de inserção de mobiliários nas

calçadas colabora para a permanência de pessoas

no espaço público, garantindo sua vitalidade. Os

mobiliários

podem

estar

estrategicamente

posicionados em locais com aglomeração de

pessoas: próximo a pontos de ônibus, próximos a

equipamentos comerciais. Esse princípio pode estar

associado ao princípio da multifuncionalidade.