2000
3. MÉTODO DE PESQUISA
O método de pesquisa se desenvolve em duas etapas: definição de princípios qualitativos para os
limites de empreendimentos habitacionais multifamiliares e aplicação dos princípios em estratégias
de transformação de empreendimentos construídos.
Os princípios estão fundamentados na leitura e síntese de importantes autores que atuam no campo
da investigação da qualidade arquitetônica residencial (PEDRO, 2002; LUCINI, 2003; FÁLAGAN,
MONTANER E MUXI, 2011) e no campo da humanização do espaço urbano (GEHL, 2013;
JACOBS, 2000; WHYTE, 2013). Foram planejados para uma relação harmoniosa e positiva entre
os espaços privados de empreendimentos habitacionais e o espaço público a seu redor: a calçada,
a rua, a praça. Colaboram para maior vitalidade do entorno e para a maior permanência e circulação
de pedestres. Seis princípios foram definidos: acessibilidade, arborização, mobiliário urbano,
visibilidade, permanência e multifuncionalidade (tabela 1).
Tabela 1.
Princípios qualitativos para limites de empreendimentos habitacionais multifamiliares inseridos em
áreas de baixa vitalidade urbana.
Acessibilidade
O Princípio da acessibilidade contempla a
proposição de calçadas acessíveis, com percursos
livre de obstáculos, convidativa ao pedestre,
evitando as passagens em níveis. Contempla ainda
o acesso seguro ao condomínio, preferencialmente
próximo das faixas de pedestres, proporcionando
conforto aos usuários.
Sombreamento
O princípio do “sombreamento” contempla a
proposição de arborização ao redor dos
condomínios, permitindo caminhadas confortáveis
ao pedestre e a composição de paisagens urbanas
mais dinâmicas. A presença da vegetação colabora
ainda para permanência dos usuários no espaço
público e para uma melhor paisagem sonora no
entorno dos condomínios.
Mobiliário
A possibilidade de inserção de mobiliários nas
calçadas colabora para a permanência de pessoas
no espaço público, garantindo sua vitalidade. Os
mobiliários
podem
estar
estrategicamente
posicionados em locais com aglomeração de
pessoas: próximo a pontos de ônibus, próximos a
equipamentos comerciais. Esse princípio pode estar
associado ao princípio da multifuncionalidade.