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1967

Solo do município. Esses instrumentos pretendem, em linhas gerais, redirecionar o desenvolvimento

urbano para áreas próximas às redes de transporte coletivo de média e alta capacidades, com

incentivos ao adensamento populacional e construído nas áreas de influência, assim como

revalorizar os espaços públicos, a conectividade, a acessibilidade e o uso misto, nos intitulados

“Eixos de Estruturação da Transformação Urbana” - EETU (PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO

PAULO, 2015).

Este trabalho pretende abordar, de forma sistemática, os parâmetros relevantes dos componentes

do espaço urbano a partir de uma perspectiva sistêmica das diversas funções urbanas que este

realiza. A abordagem é aplicada a uma área localizada no bairro do Belenzinho, na zona leste da

cidade de São Paulo, onde há incentivos para a densificação urbana, de acordo com o Plano Diretor

atual. O estudo abrange o levantamento e a análise de dados sobre as vias e quadras urbanas,

com base na execução de medições em campo, dados de pesquisa secundária, bem como

mapeamento georreferenciado, sistematização e análise de resultados e indicadores. Os resultados

são, a seguir, apresentados de forma estruturada, agrupados em: microclima urbano, acessibilidade

e mobilidade, uso e ocupação do solo, população e densidade construída.

2. MÉTODO

O estudo multicriterial foi apoiado na integração de diferentes métodos e mesmo no

desenvolvimento de procedimentos metodológicos e operacionais de apoio ao diagnóstico urbano

pretendido. A forma urbana, foi estabelecida mediante levantamentos georreferenciados,

complementados por vistorias em campo, no que se refere à inclusão dos empreendimentos mais

recentes e não cadastrados. A densidade construída foi calculada com base na área de projeção

das edificações, quantificada a partir dos sistemas georeferenciados, multiplicada pelo gabarito de

altura das edificações, este estimado com base no número de pavimentos de cada edifício. A

população foi caracterizada com base nos dados da Pesquisa Origem-Destino do Metrô de 2007

(CMSP, 2007), por conta da divisão apresentada por esta pesquisa se configurar como a mais

adequada à classificação pretendida no presente trabalho, o que não pode ser obtido diretamente

no Censo do IBGE. O microclima urbano foi analisado com base nos resultados de medições

sequenciais realizadas em esquema transepto, focando em parâmetros relativos ao conforto térmico

na escala do pedestre, desenvolvendo e testando, para isso, método próprio. Mobilidade e

acessibilidade urbanas, por fim, foram consideradas de acordo com os níveis de serviço para

veículos e pedestres, na distância com relação aos eixos e estações principais de transporte de

massa, utilizando contagem de pessoas e veículos em campo e medições de distância via sistemas

georeferenciados. O método descrito encontra-se, a seguir, detalhado e referenciado no capítulo

seguinte, ao longo dos itens sequenciais específicos a cada um dos aspectos considerados.

3. DIAGNÓSTICO URBANO MULTICRITERIAL DO BAIRRO DO BELENZINHO EM SÃO PAULO

O recorde urbano de estudo é situado no distrito do Belém, cuja área é de 604,5 ha, distante 4km

do centro da cidade, compondo um dos 6 distritos da subprefeitura da Mooca no Município de São

Paulo. A região foi marcada, no século passado, por ocupações industriais e vilas operárias.

Contudo, nas últimas décadas, tem sido objeto de transformações morfológicas urbanas com

adensamento e verticalização. A área compreende, ainda, zona de influência de alguns eixos de

transporte coletivo de alta e média capacidades e corredores de avenidas, tais como a Celso Garcia

e Radial Leste, constituindo área de incentivo ao adensamento populacional e construído no novo

Plano Diretor aprovado em 2014.