1947
Figuras 3 e 4.
Síntese do uso por jovens (3) e idosos (4): sobreposição dos 11 mapas comportamentais
A mancha no Norte/Nordeste identifica a tendência de ocupação jovem, representando mais de
57% desse público, que ocorre principalmente devido ao número de skatistas simultâneos na pista,
apontando o pico de uso no domingo às 16hs (20 jovens). Jovens utilizam mais os caminhos
internos do que idosos e demonstram forte territorialidade (PEACE, 2005), preferindo locais com
menor número de pessoas de outras idades. Já os idosos evitam áreas movimentadas,
especialmente as mais usadas por jovens e crianças mais velhas (HOLLAND et al, 2007).
4.2 Questionários
Do total de respondentes, 65,20% (77) são adultos, 17,80% (21) adultos mais velhos, 15,30% (18)
jovens e 1,70% (2) crianças. Atividades de socialização aparecem como os principais motivos que
levam jovens e idosos ao parque, enquanto adultos acompanham crianças (Tabela 1).
Tabela 1.
Motivos que levam ao uso do parque por faixa etária
Grupo Etário
Trazer Criança
Skate
Conversar
c/Amigos
Atividades
Funcionais
Outros
Esportes
Atividades
solitárias
Outros/ não
especificou
Total Válido
Jovens
(16-20)
1
(5.55%)
6 (33.33%)
10
(55.55%)
0
1
(5.55%)
0
0
18
Adultos
(21-50)
35 (45.45%)
0
16
(20.80%)
8
(10.38%)
5
(6.49%)
4
(5.19%)
9
(11.69%)
77
Adultos + 50
2
(9.52%)
0
13
(61.90%)
0
3
(14.28%)
3
(14.28%)
21
A pista de skate é asegunda motivação para jovens. Destaque para a ausência de atividades funcionais e
solitárias entre eles. As últimas são mais frequentes entre idosos.
A maioria dos respondentes tem percepção positiva do parque. Ele é “agradável/muito agradável”
para jovens (13; 72.22%) e idosos (18; 85.71%); e “confortável/muito confortável” para jovens (9;
52.94%) e idosos (14; 66.66%). Jovens (10; 58.82%) e idosos (12; 57,14%) o consideram “pouco
seguro/inseguro”. Há também uma divisão similar de opiniões dentro dos grupos.
Quando questionados sobre o que mais ajuda a caminhada, respondentes de todas as idades
elegeram “natureza” e “pavimentação” (18.75% cada) (Tabelas 2 e 3).