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1947

Figuras 3 e 4.

Síntese do uso por jovens (3) e idosos (4): sobreposição dos 11 mapas comportamentais

A mancha no Norte/Nordeste identifica a tendência de ocupação jovem, representando mais de

57% desse público, que ocorre principalmente devido ao número de skatistas simultâneos na pista,

apontando o pico de uso no domingo às 16hs (20 jovens). Jovens utilizam mais os caminhos

internos do que idosos e demonstram forte territorialidade (PEACE, 2005), preferindo locais com

menor número de pessoas de outras idades. Já os idosos evitam áreas movimentadas,

especialmente as mais usadas por jovens e crianças mais velhas (HOLLAND et al, 2007).

4.2 Questionários

Do total de respondentes, 65,20% (77) são adultos, 17,80% (21) adultos mais velhos, 15,30% (18)

jovens e 1,70% (2) crianças. Atividades de socialização aparecem como os principais motivos que

levam jovens e idosos ao parque, enquanto adultos acompanham crianças (Tabela 1).

Tabela 1.

Motivos que levam ao uso do parque por faixa etária

Grupo Etário

Trazer Criança

Skate

Conversar

c/Amigos

Atividades

Funcionais

Outros

Esportes

Atividades

solitárias

Outros/ não

especificou

Total Válido

Jovens

(16-20)

1

(5.55%)

6 (33.33%)

10

(55.55%)

0

1

(5.55%)

0

0

18

Adultos

(21-50)

35 (45.45%)

0

16

(20.80%)

8

(10.38%)

5

(6.49%)

4

(5.19%)

9

(11.69%)

77

Adultos + 50

2

(9.52%)

0

13

(61.90%)

0

3

(14.28%)

3

(14.28%)

21

A pista de skate é asegunda motivação para jovens. Destaque para a ausência de atividades funcionais e

solitárias entre eles. As últimas são mais frequentes entre idosos.

A maioria dos respondentes tem percepção positiva do parque. Ele é “agradável/muito agradável”

para jovens (13; 72.22%) e idosos (18; 85.71%); e “confortável/muito confortável” para jovens (9;

52.94%) e idosos (14; 66.66%). Jovens (10; 58.82%) e idosos (12; 57,14%) o consideram “pouco

seguro/inseguro”. Há também uma divisão similar de opiniões dentro dos grupos.

Quando questionados sobre o que mais ajuda a caminhada, respondentes de todas as idades

elegeram “natureza” e “pavimentação” (18.75% cada) (Tabelas 2 e 3).