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1819

9. ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS: FERRAMENTA

PARA A INCLUSÃO URBANA SUSTENTÁVEL

SAVI, Aline Eyng

*

1

(arquiteta.alinesavi@gmail.com

); HESPANHOL, Lays Juliani

2

(laysjulianih@hotmail.com

)

1

Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Brasil

2

Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

A denominação pública corresponde ao latim

publicus

. Esse conceito tem se perdido nas cidades

brasileiras, onde os espaços livres públicos tem escassa qualidade arquitetônica e paisagística,

sendo pouco apropriados e sem identidade com os cidadãos. Estes ambientes construídos são

projetados, mas não edificados, englobando ruas, pátios, praças, parques, entre outros. Eles

exercem várias funções formais e funcionais, desde o lazer e a integração, até referentes à

salubridade, infraestrutura da rede urbana e microclimas. Dessas funções, a social destaca-se, por

proporcionar a retomada do conceito de sociedade e cidade, aumentando a qualidade de vida

urbana. Logo, o suposto caráter democrático dos espaços livres precisa ser garantido para toda e

qualquer pessoa, sem barreiras sociais, atitudinais e também, aquelas atribuídas ao desenho

arquitetônico e paisagístico. Frente a essa realidade, é responsabilidade elaborar espaços

acessíveis, que permitam a participação de todos com garantias fundamentais para inclusão urbana

sustentável. Nessa abordagem, o Desenho Universal apresenta-se como uma filosofia de projeto

que visa criar ambientes construídos considerando a ampla diversidade humana. O conceito amplia

a discussão de projeto além das normas legais de acessibilidade. A pesquisa objetiva a

caracterização e qualificação do sistema de espaços livres públicos no município de Criciúma, sul

do estado de Santa Catarina. A metodologia estrutura-se em dois eixos complementares: teórico-

técnico e participativo. No que tange o eixo participativo, o processo permite que o estudo mantenha

uma dinâmica de troca sustentável de conhecimentos com a comunidade local, contribuindo para a

vitalidade e a validação continuada de resultados. É oportuno ressaltar que a pesquisa almeja

socializar o conhecimento sobre a acessibilidade espacial e a importância de um Desenho Universal

que atenda os usuários para todos os agentes envolvidos, no entendimento da cidade educadora,

ampliando o conceito de sustentabilidade.

Palavras-chave:

acessibilidade, espaços livres, desenho universal.

ACCESSIBILITY IN PUBLIC SPACES: A TOOL FOR URBAN INCLUSION

AND SUSTAINABLE.

ABSTRACT

The public space corresponds to the Latin

publicus

. This concept has been lost in Brazilian cities,

where public spaces have not little architectural and landscape quality, are not appropriate and have

no identity with citizens. These built environments are designed, but not built, encompassing streets,

courtyards, squares, parks, among others. These spaces exert a variety of formal and functional

functions, from leisure and integration, to sanitation, urban network infrastructure and microclimates.

Of these functions, the social one stands out, because it provides the resumption of the concept of