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Destaca-se que, embora a pesquisa tenha sido realizada em área habitacional com elevada

valorização imobiliária, o atributo “Imóveis com valorização e facilidade de revenda” ocupa a 18ª

posição em um total de 22 atributos, o que indica que o valor de uso prevalece sobre o valor

econômico, como afirma McIndoe et al. (2005).

Na sequência hierárquica, no intervalo de 80% a 70% situam-se os atributos: “Se sentir parte do

bairro” e “Preservação de edificações histórico/culturais”, onde vale observar que o primeiro não

atingiu um percentual tão expressivo quanto o atributo a esse correlacionado que compreende o

“Sentimento de tranquilidade”. Quanto à posição hierárquica do atributo “Preservação de

edificações histórico/culturais” deve-se não perder enfoque na pergunta dirigida ao entrevistado:

“Você considera importante este aspecto em um bairro ideal para morar?”, o que não exclui a

importância deste atributo quando pensado em outra escala, como por exemplo, a cidade. Em

geral, os atributos de valor selecionados com base na literatura obtiveram percentuais

significativos na percepção de valor desejado pelos usuários da área habitacional em estudo. Os

atributos que obtiveram os menores percentuais foram: “Diversidade de tipologias construtivas”,

com 54,0%, e “Ruas com grande movimento de pessoas”, com 44,3%. Este último pode indicar

uma preferência por bairros habitacionais com menor densidade populacional, assim como, estar

relacionado ao alto percentual de importância para o atributo “Sentimento de tranquilidade”. Por

outro lado, há um contraponto entre menores densidades populacionais e a viabilidade econômica

para a implantação e manutenção de uma “variedade de comércio, serviços e comodidades” de

um local, atributo muito valorizado pelos entrevistados. Dessa maneira, a percepção de valor em

um bairro habitacional é um equilíbrio entre o que a comunidade deseja e o que está disposta a

abrir mão, o que confirma o conceito de valor apresentado por Thomson et al. (2003).

5. CONCLUSÃO

A seleção de atributos de valor socioambiental urbano teve como base os elementos da forma

urbana definidos por Dempsey et al. (2010), correlacionando-os com os aspectos vinculados aos

objetivos do desenho urbano levantados na fundamentação teórica conceitual. A partir da seleção

dos atributos de valor socioambiental urbano, os usuários da área habitacional em estudo foram

questionados sobre a importância de cada atributo em um bairro ideal para morar. A recorrência

das respostas afirmativas para cada atributo possibilitou identificar uma hierarquia de atributos do

valor desejado que corresponde à percepção de usuários da área estudada.

A hierarquia de atributos de valor mescla necessidades básicas, como “sobrevivência”,

“segurança” e “legitimidade”, e necessidades mais elevadas, como “aprovação”, “confiança” e

“liberdade”. Assim como podem ser desejadas necessidades mais elevadas sem o atendimento

pleno a algumas necessidades básicas. Verifica-se que alcançados os aspectos que envolvem as

condições de sobrevivência, os atributos relacionados ao sentido de lugar são os que mais

agregam valor socioambiental no julgamento dos entrevistados, o que indica que se deve buscar

inserir elementos do desenho urbano que propiciem a percepção do sentido de lugar em bairros

habitacionais, relacionado a pertencimento e identidade. Outro aspecto que se confirma na análise

da hierarquia do valor desejado é que o valor relacionado ao uso prevalece ao valor econômico,

pois o atributo “imóveis com valorização e facilidade de revenda” ocupa a 18ª posição na escala

hierárquica em um total de 22 atributos.

O reconhecimento dos atributos de valor socioambiental desejado consolida o conceito de

percepção de valor socioambiental urbano, como o equilíbrio entre o que a comunidade deseja e o

que está disposta a abrir mão. A exemplificação do conceito de percepção de valor socioambiental

urbano está no fato dos usuários entrevistados manifestarem preferência por bairros habitacionais

com menor densidade populacional, entretanto, dotados de uma variedade de comércio, serviços