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Destaca-se que, embora a pesquisa tenha sido realizada em área habitacional com elevada
valorização imobiliária, o atributo “Imóveis com valorização e facilidade de revenda” ocupa a 18ª
posição em um total de 22 atributos, o que indica que o valor de uso prevalece sobre o valor
econômico, como afirma McIndoe et al. (2005).
Na sequência hierárquica, no intervalo de 80% a 70% situam-se os atributos: “Se sentir parte do
bairro” e “Preservação de edificações histórico/culturais”, onde vale observar que o primeiro não
atingiu um percentual tão expressivo quanto o atributo a esse correlacionado que compreende o
“Sentimento de tranquilidade”. Quanto à posição hierárquica do atributo “Preservação de
edificações histórico/culturais” deve-se não perder enfoque na pergunta dirigida ao entrevistado:
“Você considera importante este aspecto em um bairro ideal para morar?”, o que não exclui a
importância deste atributo quando pensado em outra escala, como por exemplo, a cidade. Em
geral, os atributos de valor selecionados com base na literatura obtiveram percentuais
significativos na percepção de valor desejado pelos usuários da área habitacional em estudo. Os
atributos que obtiveram os menores percentuais foram: “Diversidade de tipologias construtivas”,
com 54,0%, e “Ruas com grande movimento de pessoas”, com 44,3%. Este último pode indicar
uma preferência por bairros habitacionais com menor densidade populacional, assim como, estar
relacionado ao alto percentual de importância para o atributo “Sentimento de tranquilidade”. Por
outro lado, há um contraponto entre menores densidades populacionais e a viabilidade econômica
para a implantação e manutenção de uma “variedade de comércio, serviços e comodidades” de
um local, atributo muito valorizado pelos entrevistados. Dessa maneira, a percepção de valor em
um bairro habitacional é um equilíbrio entre o que a comunidade deseja e o que está disposta a
abrir mão, o que confirma o conceito de valor apresentado por Thomson et al. (2003).
5. CONCLUSÃO
A seleção de atributos de valor socioambiental urbano teve como base os elementos da forma
urbana definidos por Dempsey et al. (2010), correlacionando-os com os aspectos vinculados aos
objetivos do desenho urbano levantados na fundamentação teórica conceitual. A partir da seleção
dos atributos de valor socioambiental urbano, os usuários da área habitacional em estudo foram
questionados sobre a importância de cada atributo em um bairro ideal para morar. A recorrência
das respostas afirmativas para cada atributo possibilitou identificar uma hierarquia de atributos do
valor desejado que corresponde à percepção de usuários da área estudada.
A hierarquia de atributos de valor mescla necessidades básicas, como “sobrevivência”,
“segurança” e “legitimidade”, e necessidades mais elevadas, como “aprovação”, “confiança” e
“liberdade”. Assim como podem ser desejadas necessidades mais elevadas sem o atendimento
pleno a algumas necessidades básicas. Verifica-se que alcançados os aspectos que envolvem as
condições de sobrevivência, os atributos relacionados ao sentido de lugar são os que mais
agregam valor socioambiental no julgamento dos entrevistados, o que indica que se deve buscar
inserir elementos do desenho urbano que propiciem a percepção do sentido de lugar em bairros
habitacionais, relacionado a pertencimento e identidade. Outro aspecto que se confirma na análise
da hierarquia do valor desejado é que o valor relacionado ao uso prevalece ao valor econômico,
pois o atributo “imóveis com valorização e facilidade de revenda” ocupa a 18ª posição na escala
hierárquica em um total de 22 atributos.
O reconhecimento dos atributos de valor socioambiental desejado consolida o conceito de
percepção de valor socioambiental urbano, como o equilíbrio entre o que a comunidade deseja e o
que está disposta a abrir mão. A exemplificação do conceito de percepção de valor socioambiental
urbano está no fato dos usuários entrevistados manifestarem preferência por bairros habitacionais
com menor densidade populacional, entretanto, dotados de uma variedade de comércio, serviços