171
identificação e à sensação de pertencimento potencializada em locais onde ocorre interação
social.
Figura 3.
Percepção de valor desejado na área habitacional em estudo.
Legenda: Porcentagem de respondentes que consideraram o respectivo
atributo de valor importante em um bairro ideal para morar
Em sequência hierárquica, mas não menos significativos, uma vez que, também se encontram
com percentual acima de 90%, estão atributos que contribuem ao atendimento de necessidades
mais elevadas dos indivíduos, sendo: “Variedade de comércio, serviços e comodidades”;
“Sentimento de tranquilidade”; “Calçadas agradáveis ao uso”; “Ambiente livre de poluição”; “/Áreas
verdes e jardins”; “Privacidade”; “Praças e equipamentos de lazer para diferentes idades”;
“Acessibilidade” e “Acesso a outras partes da cidade”. No intervalo de 90% a 80%, encontram-se
os atributos: “Preservação da paisagem natural”; “Ruas tranquilas com trânsito calmo”; “Mais
opções de transporte”; “Possibilidades de diferentes percursos” e “Imóveis com valorização e
facilidade de revenda”.