168
Tabela 1.
Elementos da forma urbana e aspectos relacionados aos objetivos do desenho urbano.
E
LEMENTOS DA
FORMA URBANA
A
SPECTOS RELACIONADOS AOS OBJETIVOS DO DESENHO URBANO
Uso da terra
Preservação da paisagem, adaptação à
topografia e à vegetação.
CARMONA, 2002;
Smart Growth Network
,
2002; McINDOE
et al.,
2005
Sentimento de tranquilidade.
GOMES, 2011
Sentido de lugar.
LYNCH, 1960/2011; JORGENSEN;
STEDMAN, 2006; BROWN; RAYMOND,
2007; SOINI
et al.,
2012
Preservação de edificações que representem a
identidade cultural local.
UN HABITAT, 1996; SOINI
et al.,
2012
Valorização econômica e facilidade de revenda. CARMONA, 2002; McINDOE
et al.,
2005
Diversidade de comércio, serviços e
comodidades.
JACOBS, 1961/2011; EWING; HODDER,
1998;
Smart Growth Network
, 2002;
COELHO, 2012a; LEITE; AWAD, 2012
Desenho urbano que elimine situações
propícias de atos criminosos.
JACOBS, 1961/2011; ZELINKA,
BRENNAN, 2001
Uso intensivo do solo.
JENKS; JONES, 2010; LEITE; AWAD,
2012
Traçado
urbano
Referências visuais, facilidade de localização e
locomoção, sinalização.
LYNCH, 1960
Desenho urbano inclusivo, que atenda a
diferentes grupos de pessoas: necessidades
especiais, idosos, crianças, etc.
CARMONA, 2002; COELHO, 2005
Espaços públicos, semi públicos, de transição e
calçadas agradáveis ao uso.
JACOBS, 1961/2011; EWING; HODDER,
1998; ZELINKA, BRENNAN, 2001;
Smart
Growth Network
, 2002; COELHO, 2009;
LOBO, 2013
Delimitação do espaço público, semi público e
privado.
ZELINKA, BRENNAN, 2001; COELHO,
2009
Conexão e integração, tanto visual quanto
física, com o entorno e a malha urbana
existente.
LYNCH, 1960/2011; BENTLEY
et al
.,
1985;JENKS; JONES, 2010
Infraestrutura
e conexões
de
Transporte
Prioridade aos pedestres, ciclistas e transportes
públicos, com o objetivo de reduzir a
dependência do automóvel. Preservação de
recursos naturais não renováveis.
BENTLEY
et al
., 1985; UN HABITAT,
1996; EWING; HODDER, 1998;
Smart
Growth Network
, 2002; McINDOE
et al.,
2005; THOMAS, 2006
Área inserida no contexto urbano da cidade,
garantindo o acesso a serviços e demais
comodidades de outras partes da cidade.
LYNCH, 1960/2011
Acesso a serviços de infraestrutura.
WALL; WATERMAN, 2009/2012; JENKS;
JONES, 2010
Densidade
Maiores densidades de usos e pessoas.
CARMONA, 2002; McINDOE
et al.,
2005;
JENKS; JONES, 2010; LEITE; AWAD,
2012
Tipologia
Espaços que absorvam diferentes.
possibilidades de usos. Diversidade de
tipologias construtivas.
Smart Growth Network
, 2002; COELHO,
2005
Fonte: CONDE, 2015.
Os aspectos se relacionam a atributos de valor que, por sua vez, estão relacionados a categorias
de valor socioambiental urbano (McINDOE et al., 2005). Na Tabela 2 estão elencados os atributos
de valor utilizados nesta pesquisa e as categorias de valor aos quais estão relacionados. Cabe