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4.4. Ponte Julio Müller

A ponte Júlio Müller é uma das principais vias de comunicação entre as cidades de Cuiabá (capital

do MT) e Várzea Grande (segunda maior cidade do estado). Sua construção foi essencial para o

crescimento e desenvolvimento da região. Foi a primeira ponte de concreto armado sobre o rio

Cuiabá, inaugurada em 1942, e teve sua duplicação em 1985 (SARAT, 2009).

Por meio da contagem de tráfego realizada, estimou-se que 6.336 pessoas se utilizam da ponte no

período de uma hora.

Tabela 5.

Estimativa média de tráfego

Contagem de Tráfego Bicicletas Motos Carros Caminhões Õnibus Micro-ônibus

Veículos por hora

36

840

1620

60

48

0

A obra se apresenta em elevado estado de degradação, evidenciando a falta de manutenção da

obra pública que possui notoriedade, visto que se situa na parte portuária da capital, recebendo

assim pesadas cargas de carretas e caminhões.

No início do tabuleiro notam-se problemas de acessibilidade e riscos imediatos de segurança devido

à ausência de guarda-corpo por aproximadamente 3 metros do passeio (Figura 12). Isso se deve a

colisões de veículos em alta velocidade no local, que quebraram e desabaram o guarda corpo.

Notou-se ainda a ausência da adequação às normas atuais, por se tratar de uma obra antiga. A

largura da calçada, que mede 80 cm, não está de acordo com o vigente pelo Manual de Projeto de

Obras-de-Arte Especiais do DNER (1996) que atribui que a largura mínima recomendável para o

passeio de pedestres é de 1,50 metros (Figura 13).

Figura 39.

Parte do passeio sem guarda-corpo

Figura 40.

Passeio não adequado à norma