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4.4. Ponte Julio Müller
A ponte Júlio Müller é uma das principais vias de comunicação entre as cidades de Cuiabá (capital
do MT) e Várzea Grande (segunda maior cidade do estado). Sua construção foi essencial para o
crescimento e desenvolvimento da região. Foi a primeira ponte de concreto armado sobre o rio
Cuiabá, inaugurada em 1942, e teve sua duplicação em 1985 (SARAT, 2009).
Por meio da contagem de tráfego realizada, estimou-se que 6.336 pessoas se utilizam da ponte no
período de uma hora.
Tabela 5.
Estimativa média de tráfego
Contagem de Tráfego Bicicletas Motos Carros Caminhões Õnibus Micro-ônibus
Veículos por hora
36
840
1620
60
48
0
A obra se apresenta em elevado estado de degradação, evidenciando a falta de manutenção da
obra pública que possui notoriedade, visto que se situa na parte portuária da capital, recebendo
assim pesadas cargas de carretas e caminhões.
No início do tabuleiro notam-se problemas de acessibilidade e riscos imediatos de segurança devido
à ausência de guarda-corpo por aproximadamente 3 metros do passeio (Figura 12). Isso se deve a
colisões de veículos em alta velocidade no local, que quebraram e desabaram o guarda corpo.
Notou-se ainda a ausência da adequação às normas atuais, por se tratar de uma obra antiga. A
largura da calçada, que mede 80 cm, não está de acordo com o vigente pelo Manual de Projeto de
Obras-de-Arte Especiais do DNER (1996) que atribui que a largura mínima recomendável para o
passeio de pedestres é de 1,50 metros (Figura 13).
Figura 39.
Parte do passeio sem guarda-corpo
Figura 40.
Passeio não adequado à norma