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de acordo com Vahan Agopyan, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a
construção civil é responsável pelo consumo de 40% a 75% da matéria-prima produzida no planeta.
Por conseguinte, tornam-se importantes as medidas que visam aumentar a durabilidade das
construções, de modo a reduzir os impactos ao meio ambiente. Uma das formas de se aumentar a
vida útil de uma estrutra, é a manutenção preventiva e corretiva de manifestações patológicas.
As obras de arte especiais são de suma importância para os sistemas rodoviário e ferroviário, os
quais são os principais meios de translado de pessoas e cargas no Brasil. Todavia, apesar de sua
grande importância econômica e social, a falta de manutenção propicia o surgimento de
manifestações patológicas, que reduzem a vida útil das construções e comprometem a segurança
das milhares de pessoas que utilizam desses meios diariamente.
Nesse contexto, o presente artigo busca avaliar o estado de conservação de pontes e viadutos de
concreto armado, no munícipio de Cuiabá-MT, por meio da classificação e identificação das
manifestações patológicas encontradas nos acessos, superestrutura e mesoestrutura, conforme
exposto na Figura 1.
Figura 28.
Elementos constituintes das pontes
FONTE: Sartorti (2008), adaptado de Mason (1977).
2. OBJETIVO
Essa pesquisa objetiva verificar o estado de conservação de três pontes e um viaduto de pequeno
a médio porte em vias do município de Cuiabá-MT, por meio de uma avaliação dos tipos e possíveis
causas das manifestações patológicas encontradas, assim como a análise da eficácia das medidas
de conservação e manutenção aplicadas em cada caso.
3. MÉTODO DE PESQUISA
Para a realização da pesquisa científica, foram escolhidas quatro obras de arte em Cuiabá – MT,
selecionadas em razão de serem localizados em pontos estratégicos, de elevada circulação de
pessoas e mercadorias e estarem: viaduto UFMT, Ponte sobre o Córrego do Moinho, Ponte sobre
o rio Coxipó e Ponte Julio Müller, conforme detalhes expostos na Tabela 1.