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uma hora no horário de almoço (Tabela 3). Seguindo o mesmo procedimento de contagem anterior,

obteve-se a média de 4692 transeuntes em uma hora.

Tabela 3.

Estimativa de Trafego por hora

Contagem de Tráfego Bicicletas Motos Carros Caminhões Õnibus Micro-ônibus

Veículos por hora

4

432

1616

184

16

4

Segundo padrões estabelecidos pelo DNER (1996) os guarda-corpos de concreto, metálicos ou

mistos devem ter alturas variando entre 0,90 e 1 metro. Os passeios laterais também devem

obedecer ao mínimo de 1,5 metros para oferecer conforto e segurança para os pedestres. No

entanto, durante o estudo de caso, observou-se que estes padrões não foram atendidos, tendo os

guarda-corpos e passeios apenas 70 centímetros.

Ademais, foram encontradas avarias nos guarda-corpos da ponte, causadas por acidentes de

trânsito e agravadas pela falta de manutenção, além da ausência do mesmo em alguns trechos

(Figura 33). Foi possível encontrar o emprego de correção não convencional e inadequada,com

vigas de madeira, a fim de minimizar o risco da ausência do guarda-corpo (Figura 34)

Figura 33.

Guarda corpo avariado

Figura 34.

Guarda corpo não-usual

Figura 35.

Passeio danificado

Figura 36

.

Fissura no acesso de pedestres à

ponte