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uma hora no horário de almoço (Tabela 3). Seguindo o mesmo procedimento de contagem anterior,
obteve-se a média de 4692 transeuntes em uma hora.
Tabela 3.
Estimativa de Trafego por hora
Contagem de Tráfego Bicicletas Motos Carros Caminhões Õnibus Micro-ônibus
Veículos por hora
4
432
1616
184
16
4
Segundo padrões estabelecidos pelo DNER (1996) os guarda-corpos de concreto, metálicos ou
mistos devem ter alturas variando entre 0,90 e 1 metro. Os passeios laterais também devem
obedecer ao mínimo de 1,5 metros para oferecer conforto e segurança para os pedestres. No
entanto, durante o estudo de caso, observou-se que estes padrões não foram atendidos, tendo os
guarda-corpos e passeios apenas 70 centímetros.
Ademais, foram encontradas avarias nos guarda-corpos da ponte, causadas por acidentes de
trânsito e agravadas pela falta de manutenção, além da ausência do mesmo em alguns trechos
(Figura 33). Foi possível encontrar o emprego de correção não convencional e inadequada,com
vigas de madeira, a fim de minimizar o risco da ausência do guarda-corpo (Figura 34)
Figura 33.
Guarda corpo avariado
Figura 34.
Guarda corpo não-usual
Figura 35.
Passeio danificado
Figura 36
.
Fissura no acesso de pedestres à
ponte