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Os métodos utilizados foram a inspeção visual, revisão bibliográfica, contagem de tráfego e
documentação fotográfica das eventuais patologias encontradas. As contagens de tráfego foram
realizadas em cinco dias úteis do mês de outubro no horário de pico – entre 12h e 14h – e com os
valores obtidos calculou-se a média de trânsito em um período de uma hora. O estudo teve ênfase
na superestrutura, verificando-se o estado das vigas, juntas de dilatação, guarda-corpos, guarda-
rodas, passeio e acessos às pontes e viadutos, e na mesoestrutura, observando o alinhamento de
vigas e pilares, exposição de armaduras e quaisquer deteriorações causadas por ações físicas,
químicas e biológicas.
Tabela 17.
Dados sobre as obras em estudo
OBRA DE ARTE
COORDENADAS
GEOGRÁFICAS
EXTENSÃO
(M)
ANO DE
INAUGURAÇÃO
Viaduto UFMT
15°36'48.60"S
56° 4'27.43"O
428
2013
Ponte sobre o Córrego do Moinho
15°36'57.16"S
56° 2'42.13"W
44
2014
Ponte sobre o Rio Coxipó
15°37'30.05"S
56° 2'10.81"W
84
2014
Ponte Julio Müller
15°36'58.36"S
56° 6'19.34"O
327
1942
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1. Viaduto UFMT
O viaduto está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa e foi projetado com o objetivo de
preparar a cidade de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, sendo a primeira das obras de
implantação inaugurada pelo Governo do Estado de Mato Groso para o evento. A obra de arte é
também uma das rotas do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e foi escolhida para esse estudo de
caso por ter apresentado diversos problemas durante sua construção, incluindo desaprumo de
pilares, e também após sua inauguração, como alagamentos significativos nas imediações durante
as chuvas que provocam congestionamento no local.
Apesar das deficiências, a via suporta o tráfego intenso e contínuo de veículos. Para se estimar a
quantidade de pessoas que a utiliza durante o horário de pico, fez-se a contagem de tráfego.
Considerou-se para bicicletas, motos e caminhões um usuário por veículo e, para ônibus e micro-
ônibus, 45 e 30, respectivamente. Obteve-se então a média de 5.312 transeuntes em uma hora.
Tabela 18.
Estimativa de tráfego em uma hora
Contagem de Tráfego Bicicletas Motos Carros Caminhões Õnibus Micro-ônibus
Veículos
2
336
1656
27
29
11
Durante a inspeção, foram encontradas algumas manifestações patológicas que, se não forem
adequadamente tratadas, poderão se agravar.
Na Figura 2, nota-se o acúmulo de água na parte superior do tabuleiro, advindo da drenagem
inadequada, que causa a deterioração da superestrutura por meio da infiltração e consequente
lixiviação do concreto armado, que causa a perda do cimento e consequente redução na resistência
da estrutura (Figura 3).