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Os métodos utilizados foram a inspeção visual, revisão bibliográfica, contagem de tráfego e

documentação fotográfica das eventuais patologias encontradas. As contagens de tráfego foram

realizadas em cinco dias úteis do mês de outubro no horário de pico – entre 12h e 14h – e com os

valores obtidos calculou-se a média de trânsito em um período de uma hora. O estudo teve ênfase

na superestrutura, verificando-se o estado das vigas, juntas de dilatação, guarda-corpos, guarda-

rodas, passeio e acessos às pontes e viadutos, e na mesoestrutura, observando o alinhamento de

vigas e pilares, exposição de armaduras e quaisquer deteriorações causadas por ações físicas,

químicas e biológicas.

Tabela 17.

Dados sobre as obras em estudo

OBRA DE ARTE

COORDENADAS

GEOGRÁFICAS

EXTENSÃO

(M)

ANO DE

INAUGURAÇÃO

Viaduto UFMT

15°36'48.60"S

56° 4'27.43"O

428

2013

Ponte sobre o Córrego do Moinho

15°36'57.16"S

56° 2'42.13"W

44

2014

Ponte sobre o Rio Coxipó

15°37'30.05"S

56° 2'10.81"W

84

2014

Ponte Julio Müller

15°36'58.36"S

56° 6'19.34"O

327

1942

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1. Viaduto UFMT

O viaduto está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa e foi projetado com o objetivo de

preparar a cidade de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, sendo a primeira das obras de

implantação inaugurada pelo Governo do Estado de Mato Groso para o evento. A obra de arte é

também uma das rotas do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e foi escolhida para esse estudo de

caso por ter apresentado diversos problemas durante sua construção, incluindo desaprumo de

pilares, e também após sua inauguração, como alagamentos significativos nas imediações durante

as chuvas que provocam congestionamento no local.

Apesar das deficiências, a via suporta o tráfego intenso e contínuo de veículos. Para se estimar a

quantidade de pessoas que a utiliza durante o horário de pico, fez-se a contagem de tráfego.

Considerou-se para bicicletas, motos e caminhões um usuário por veículo e, para ônibus e micro-

ônibus, 45 e 30, respectivamente. Obteve-se então a média de 5.312 transeuntes em uma hora.

Tabela 18.

Estimativa de tráfego em uma hora

Contagem de Tráfego Bicicletas Motos Carros Caminhões Õnibus Micro-ônibus

Veículos

2

336

1656

27

29

11

Durante a inspeção, foram encontradas algumas manifestações patológicas que, se não forem

adequadamente tratadas, poderão se agravar.

Na Figura 2, nota-se o acúmulo de água na parte superior do tabuleiro, advindo da drenagem

inadequada, que causa a deterioração da superestrutura por meio da infiltração e consequente

lixiviação do concreto armado, que causa a perda do cimento e consequente redução na resistência

da estrutura (Figura 3).