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Tabela 19.
Causas e soluções das patologias
OBRA
PATOLOGIAS ENCONTRADAS
POSSÍVEIS CAUSAS
SOLUÇÃO SUGERIDA
Viaduto
UFMT
Lixiviação
Acúmulo de água sobre o
tabuleiro
Adequação do sistema de
drenagem
Infiltração
Corrosão do pilar do Canal
Ambiente Agressivo e
obstrução do canal
Limpeza, recuperação e
proteção contra erosão
Movimentação estrutural
Desnível da estrutura
Verificação de Segurança
Ponte sobre
o Córrego do
Moinho
Avaria nos guarda-corpos
*Choques de veículos e
falta de manutenção
¹Manutenção, substituição
e sinalização de trânsito
Falha nos passeios
Falha humana de
execução e choques
mecânicos
Fissura no acesso à ponte
Erosão pluvial
Vegetação e aumento da
qualidade do asfalto
Ponte sobre
o Rio Coxipó
Fissura na faixa de rolamento
**Recapeamento da junta
de dilatação
²Remoção do asfato e
manutenção da junta
Avaria nos guarda-corpos
*
¹
Ponte Julio
Müller
Corrosão do Concreto
Falta de Manutenção;
ambiente agressivo
Manutenção e proteção
contra corrosão
Armaduras Expostas
Avaria nos guarda-corpos
*
¹
Fissura na faixa de rolamento
**
²
De modo geral, observa-se a necessidade de um programa de manutenção voltado a esse tipo de
estrutura.
5. CONCLUSÃO
Através do artigo pode-se observar o estado de deterioração patológica em que se encontram as
obras de arte especiais abordadas. Essas manifestações patológicas poderiam ser remediadas e
até mesmo evitadas com a existência de programas de inspeção periódica, manutenção preventiva
e corretiva. Nota-se também que muitos problemas são causados por má utilização e negligência
por parte dos próprios usuários, sendo necessária a conscientização à respeito dos limites de
velocidade e carga das obras, além de cumprimento das leis de trânsito vigentes.
Desta forma, conclui-se que as patologias apresentadas ainda não condenam o uso das obras, mas
indicam a necessidade de um acompanhamento mais rigoroso do estado de deterioração destas,
de modo a aumentar sua durabilidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CUNHA, A. A. Estudo das patologias em obras de arte especiais do tipo pontes e viadutos
estruturados em concreto. Anápolis, 2011. Dissertação (Graduação) – UEG.
DNER. Manual de Projetos de Obras-de-Arte Especiais. Rio de Janeiro, 1996.