Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1299 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1299 / 2158 Next Page
Page Background

1299

152. PERCEPÇÃO DE VALOR SOBRE A TAIPADE PILÃO

GUERRA, Laura Carolina R.*

1

(arqlcguerra@gmail.com

); YUBA, Andrea Naguissa*

1

(naguissa@gmail.com

) LOPES, Jose Carlos de Jesus Lopes

(jose.lopes@ufms.br

)

1, 2, 3

Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul (UFMS), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

Os potenciais consumidores de edificações têm poder para contribuir com a sustentabilidade e na

co-criação de valor dos bens residenciais, baseando-se em suas percepções relacionadas aos

materiais e técnicas construtivas adotadas para suas construções. Desse modo, é importante

conhecer o seu perfil, os requisitos e as suas expectativas para escolha dos materiais a serem

utilizados. Dada a carência de estudos sobre a percepção das pessoas em relação às construções

com terra crua, cria-se e justifica-se a necessidade de desenvolver procedimentos sistemáticos em

torno do assunto. Assim, este artigo objetiva identificar a percepção das pessoas sobre as

construções de terra, especificamente, sobre a técnica construtiva de taipa de pilão. Os

respondentes do questionário realizaram visita a uma obra construída, seguida de explicação sobre

a técnica, solução de dúvidas e preenchimento de questionário. Os resultados foram organizados

de maneira a possibilitar análise das respostas vinculada ao perfil do participante (idade, sexo,

renda e escolaridade). Face ao delineamento da pesquisa proposto, foi possível concluir que o

acabamento deve ser melhorado, os homens foram mais críticos e a renda, escolaridade e idade

não interferem nesse requisito do cliente. Foram coletadas respostas sobre as percepções positivas

e negativas, os desejos e as crenças, que foram organizados, de forma a subsidiar novos trabalhos

de pesquisa e melhoria do produto.

Palavras-chave:

arquitetura de

terra; taipa de pilão; percepção; co-criação de valor.

VALUE PERCEPTION ABOUT RAMMED EARTH

ABSTRACT

Potential building’s consumers have the power to contribute to sustainability and co-creation of value

of residential property, based on their perceptions related to the materials and construction

techniques used on their own buildings. So, it is useful to understand their profile, requirements and

expectations when choosing materials. Because of the lack of researches about perception related

to earthen buildings, it would be useful to develop systematic procedures to collect the user’s

requirements. This paper aims to identify people's perception about earthen buildings, and

specifically rammed earth. The respondents to the questionnaire paid a visit a building, followed by

an explanation about the construction technique, asked questions and then filled a quiz. The results

were organized to allow an analysis linked to the profiles (age, sex, income and schooling).

Considering the outline of the proposed research, it was possible to conclude that, the finishing

should be improved, men were more critical and income, schooling and age did not interfere with

this requirement of the client. They show good an also negative perceptions of the participants, their

desires and miths, that were organized, to support new researches and to improve the technique.

Keywords:

earthen architecture; rammed earth; perception; value co-creation.