Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1115 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1115 / 2158 Next Page
Page Background

1115

118. MERCADO FOTOVOLTAICO BRASILEIRO: O MODELO DE NEGÓCIO

NACIONAL

SALERNO JUNIOR, E.*

1

(salerno.junior@hotmail.com

);

INNOCENTINI, M.D.M.

2

( muriloinnocentini@yahoo.com.br

)

1

Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Brasil

2

Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

O desenvolvimento da tecnologia de painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica tem sido

constante, seja relacionado às características físicas como dimensões de espessuras cada vez

menores, modificações de desenho das bordas, assim como na questão da eficiência energética

das placas, quando os laboratórios buscam atualmente o aumento da porcentagem de produção de

energia elétrica de cada peça (a meta atualmente é a de alcançar os 25% de eficiência energética).

Por ainda ser uma tecnologia em pleno desenvolvimento em laboratórios estrangeiros e produzida

principalmente na China, Espanha, Japão e Estados Unidos, seu custo final é muito elevado para o

mercado brasileiro. É certo que já existem indústrias nacionais operando em Minas Gerais e São

Paulo, mas que utilizam tecnologia e know-how principalmente chineses e canadenses, e algumas

indústrias chinesas já estão instalando suas primeiras unidades em Campinas-SP, mas utilizam

matéria-prima manufaturada fora do país (o Brasil produz silício, mas não o manufatura), fatores

que determinam que o valor final dos painéis fotovoltaicos pode ainda demorar alguns anos para

ser mais acessível no país. Este breve cenário é o objetivo de estudo deste trabalho, que visa gerar

um panorama de como o mercado de venda e instalação de sistemas de geração de energia

fotovoltaica (

on-grid

e

off-grid

) no Brasil, vem se adaptando à realidade econômica do país nos

últimos anos, ao poder aquisitivo do brasileiro, às formas de financiamento bancário para este setor,

à flexibilização da legislação e aos preços praticados pelas indústrias de painéis e setor de

importação nacional. Por meio de análise empírica dos programas de treinamento das empresas

do setor de diferentes regiões e seus conteúdos de divulgação de vendas de produtos, foi possível

entender seus modelos de negócio, treinamentos técnicos e como estes personagens estão

forjando as práticas de mercado em grande parte do território brasileiro.

Palavras-chave:

Fotovoltaico, mercado, energia renovável, modelo de negócio, treinamento.

BRAZILIAN PHOTOVOLTAIC MARKET:

THE NATIONAL BUSINESS MODEL

ABSTRACT

The development of technology of photovoltaic panels for electricity generation has been steady,

being related to the physical characteristics such as the size of ever smaller panels thicknesses,

design modifications of borders, as well as on the energy efficiency when the laboratories are

currently seeking the increase of the percentage of the electricity production of each piece (the goal

is to reach 25% of energy efficiency). Because it is a rapidly developing technology in foreign

laboratories and be mainly produced in China, Spain, Japan and the United States, its final cost is

very high for the Brazilian market. It is true that there are already domestic industries operating in

Minas Gerais and São Paulo, but using Chinese and Canadian technology and especially know-

how, and some Chinese industries are already installing its first units in Campinas-SP, but using raw

material manufactured outside the country (Brazil produces silicon, but doesn’t manufacture it),