1115
118. MERCADO FOTOVOLTAICO BRASILEIRO: O MODELO DE NEGÓCIO
NACIONAL
SALERNO JUNIOR, E.*
1
(salerno.junior@hotmail.com);
INNOCENTINI, M.D.M.
2
( muriloinnocentini@yahoo.com.br)
1
Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Brasil
2
Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Brasil
*
Autor correspondente
RESUMO
O desenvolvimento da tecnologia de painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica tem sido
constante, seja relacionado às características físicas como dimensões de espessuras cada vez
menores, modificações de desenho das bordas, assim como na questão da eficiência energética
das placas, quando os laboratórios buscam atualmente o aumento da porcentagem de produção de
energia elétrica de cada peça (a meta atualmente é a de alcançar os 25% de eficiência energética).
Por ainda ser uma tecnologia em pleno desenvolvimento em laboratórios estrangeiros e produzida
principalmente na China, Espanha, Japão e Estados Unidos, seu custo final é muito elevado para o
mercado brasileiro. É certo que já existem indústrias nacionais operando em Minas Gerais e São
Paulo, mas que utilizam tecnologia e know-how principalmente chineses e canadenses, e algumas
indústrias chinesas já estão instalando suas primeiras unidades em Campinas-SP, mas utilizam
matéria-prima manufaturada fora do país (o Brasil produz silício, mas não o manufatura), fatores
que determinam que o valor final dos painéis fotovoltaicos pode ainda demorar alguns anos para
ser mais acessível no país. Este breve cenário é o objetivo de estudo deste trabalho, que visa gerar
um panorama de como o mercado de venda e instalação de sistemas de geração de energia
fotovoltaica (
on-grid
e
off-grid
) no Brasil, vem se adaptando à realidade econômica do país nos
últimos anos, ao poder aquisitivo do brasileiro, às formas de financiamento bancário para este setor,
à flexibilização da legislação e aos preços praticados pelas indústrias de painéis e setor de
importação nacional. Por meio de análise empírica dos programas de treinamento das empresas
do setor de diferentes regiões e seus conteúdos de divulgação de vendas de produtos, foi possível
entender seus modelos de negócio, treinamentos técnicos e como estes personagens estão
forjando as práticas de mercado em grande parte do território brasileiro.
Palavras-chave:
Fotovoltaico, mercado, energia renovável, modelo de negócio, treinamento.
BRAZILIAN PHOTOVOLTAIC MARKET:
THE NATIONAL BUSINESS MODEL
ABSTRACT
The development of technology of photovoltaic panels for electricity generation has been steady,
being related to the physical characteristics such as the size of ever smaller panels thicknesses,
design modifications of borders, as well as on the energy efficiency when the laboratories are
currently seeking the increase of the percentage of the electricity production of each piece (the goal
is to reach 25% of energy efficiency). Because it is a rapidly developing technology in foreign
laboratories and be mainly produced in China, Spain, Japan and the United States, its final cost is
very high for the Brazilian market. It is true that there are already domestic industries operating in
Minas Gerais and São Paulo, but using Chinese and Canadian technology and especially know-
how, and some Chinese industries are already installing its first units in Campinas-SP, but using raw
material manufactured outside the country (Brazil produces silicon, but doesn’t manufacture it),