827
495. FRAGMENTO NEGLIGENCIADO DAPAISAGEM URBANA. UM MÉTODO
DEABORDAGEM REVERSAÀS JANELAS QUEBRADAS
CUNHA, Clovis Aquino de Freitas
1
(clovis.aquino@uvv.br); LYRA, Ana Paula Rabello*
1
(ana.lyra@uvv.br).
1
Universidade Vila Velha (UVV), Brasil
RESUMO
Se a inserção de um equipamento abandonado e quebrado pode promover a desordem e o descaso
segundo a teoria das Janelas Quebradas, será que o seu inverso, ou seja, a inserção de elementos
que qualificam o lugar pode promover a humanização e ocupação saudável de um espaço público
abandonado e negligenciado? Mais do que qualidade e atratividade são prerrogativas dos espaços
da cidade assegurar condições de segurança para sua apropriação e uso.
Este artigo é parte de
um estudo que visa analisar a reação das pessoas ao se depararem com um ambiente fragmentado
do tecido urbano a partir de uma série de intervenções que utilizam a metodologia participativa na
promoção de oficinas de arte e grafite, associadas a algumas atividades recreativas desenvolvidas
em parceria com associações locais, em uma área situada embaixo da Terceira Ponte, na Praia da
Costa, Vila Velha, E.S. A partir deste objetivo foi definida como estratégia metodológica a
abordagem participativa reversa a aquela que deu origem a Teoria da Janela Quebrada, onde desta
vez, a intervenção seria focada na inserção de elementos que pudessem qualificar o lugar com o
intuito de estimular alterações na forma atual de apropriação do mesmo. Os resultados
apresentados destacam através da análise da infraestrutura, usos e qualidades promovidas pelas
oficinas, as transformações da paisagem local diante de uma nova postura de valorização da área.
Palavras-chave:
Fragmento urbano, Metodologia participativa, Segurança pública, Espaço público,
Paisagem urbana
NEGLECTED URBAN LANDSCAPE FRAGMENTED. AN APPROACH
METHOD IN REVERSE TO THE BROKEN WINDOWS THEORY
ABSTRACT
If the insertion of an abandoned and broken equipment can promote disorder and neglection
according to the Broken Windows theory, does its inverse, that is, the insertion of elements that
qualify the place, can promote the humanization and healthy occupation of an abandoned and
neglected public space? More than quality and attractiveness, these are prerogative of the city
spaces to ensure safe conditions for their appropriation and use. This article is part of a study that
aims to analyze the reaction of people when they come across a fragmented environment of the
urban space after a series of interventions that use the participatory methodology in order to create
workshops of art and graffiti, associated with some recreational activities, developed in partnership
with local associations, in an area located under the Third Bridge, at Praia da Costa, Vila Velha, ES.
The method used the strategy of a reverse approach to the original Broken Window Theory, where
a series of proposed interventions would insert some elements or activities that could qualify the
place in order to stimulate changes in the current form of use of the space. The results presented
highlight, through the analysis of the infrastructure, uses and qualities promoted by the workshops,
the transformations of the local space by a new behavior upon the valorization of the study area.
Keywords:
Urban fragment; Participatory methodology; Public safety; Public space; Urban
landscape