Table of Contents Table of Contents
Previous Page  827 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 827 / 2158 Next Page
Page Background

827

495. FRAGMENTO NEGLIGENCIADO DAPAISAGEM URBANA. UM MÉTODO

DEABORDAGEM REVERSAÀS JANELAS QUEBRADAS

CUNHA, Clovis Aquino de Freitas

1

(clovis.aquino@uvv.br

); LYRA, Ana Paula Rabello*

1

(ana.lyra@uvv.br

).

1

Universidade Vila Velha (UVV), Brasil

RESUMO

Se a inserção de um equipamento abandonado e quebrado pode promover a desordem e o descaso

segundo a teoria das Janelas Quebradas, será que o seu inverso, ou seja, a inserção de elementos

que qualificam o lugar pode promover a humanização e ocupação saudável de um espaço público

abandonado e negligenciado? Mais do que qualidade e atratividade são prerrogativas dos espaços

da cidade assegurar condições de segurança para sua apropriação e uso.

Este artigo é parte de

um estudo que visa analisar a reação das pessoas ao se depararem com um ambiente fragmentado

do tecido urbano a partir de uma série de intervenções que utilizam a metodologia participativa na

promoção de oficinas de arte e grafite, associadas a algumas atividades recreativas desenvolvidas

em parceria com associações locais, em uma área situada embaixo da Terceira Ponte, na Praia da

Costa, Vila Velha, E.S. A partir deste objetivo foi definida como estratégia metodológica a

abordagem participativa reversa a aquela que deu origem a Teoria da Janela Quebrada, onde desta

vez, a intervenção seria focada na inserção de elementos que pudessem qualificar o lugar com o

intuito de estimular alterações na forma atual de apropriação do mesmo. Os resultados

apresentados destacam através da análise da infraestrutura, usos e qualidades promovidas pelas

oficinas, as transformações da paisagem local diante de uma nova postura de valorização da área.

Palavras-chave:

Fragmento urbano, Metodologia participativa, Segurança pública, Espaço público,

Paisagem urbana

NEGLECTED URBAN LANDSCAPE FRAGMENTED. AN APPROACH

METHOD IN REVERSE TO THE BROKEN WINDOWS THEORY

ABSTRACT

If the insertion of an abandoned and broken equipment can promote disorder and neglection

according to the Broken Windows theory, does its inverse, that is, the insertion of elements that

qualify the place, can promote the humanization and healthy occupation of an abandoned and

neglected public space? More than quality and attractiveness, these are prerogative of the city

spaces to ensure safe conditions for their appropriation and use. This article is part of a study that

aims to analyze the reaction of people when they come across a fragmented environment of the

urban space after a series of interventions that use the participatory methodology in order to create

workshops of art and graffiti, associated with some recreational activities, developed in partnership

with local associations, in an area located under the Third Bridge, at Praia da Costa, Vila Velha, ES.

The method used the strategy of a reverse approach to the original Broken Window Theory, where

a series of proposed interventions would insert some elements or activities that could qualify the

place in order to stimulate changes in the current form of use of the space. The results presented

highlight, through the analysis of the infrastructure, uses and qualities promoted by the workshops,

the transformations of the local space by a new behavior upon the valorization of the study area.

Keywords:

Urban fragment; Participatory methodology; Public safety; Public space; Urban

landscape