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frequentadores do parque em relação às mesmas variáveis/indicadores que foram utilizadas para a
medição do índice. Os resultados obtidos a partir da aplicação de 80 questionários no próprio local,
para funcionários e usuários, encontram-se nas tabelas a seguir.
A parcela mais expressiva da população que foi abordada era feminina e usuária do parque (Tabela
2), com faixa etária entre 30 e 60 anos, compondo um público que realiza de 1 a 3 visitas semanais
ao parque, principalmente no turno da tarde, há mais de um ano (Tabela 3).
Tabela 2.
Porcentagens relativas a sexo e tipo de frequentadores do parque
Sexo
Tipo de frequentador
Feminino
51,25%
Funcionário
13,75%
Masculino
48,75%
Usuário
86,25%
Tabela 3
. Faixa etária, tempo, frequência e turno de visitação dos usuários do parque
Faixa Etária
Tempo que visita o
parque
Frequência de visita ao
parque
Turno
15 a 30
35%
<1 ano
23,75%
Diariamente
28,75%
Manhã
38,75%
30 a 60
46,25%
Um ano
13,75%
1-3x por semana
37,5%
Tarde
48,75%
> 60
18,75%
>1 ano
62,5%
Esporadicamente
33,75%
Noite
12,5%
Para o indicador Infraestrutura (Figura 7), segundo os questionados, bebedouros e mesas
apresentam a menor quantidade, enquanto lixeiras e iluminação apresentam a maior quantidade e
qualidade. No que se refere à qualidade em particular, bebedouros e bancos obtiveram a avaliação
mais negativa.
No indicador Lazer/Socialização (Figura 8), os serviços de alimentação e palco/coreto foram
considerados os mais insuficientes em quantidade, já os aparelhos de ginástica e a pista para
caminhada foram avaliados como abundantes e satisfatórios. No quesito qualidade, para este
indicador, as avaliações negativas que se destacam se referem aos serviços de alimentação e às
quadras esportivas.
Quanto ao indicador Acessibilidade (Figura 9), as sinalizações para deficientes foram relatadas
como inexistentes e, portanto, de pior qualidade, seguidas pela insuficiência e pouca qualidade das
rampas de acesso. Os melhores resultados foram para estacionamento e calçadas, em ambos os
quesitos. As figuras que seguem revelam a medida percentual da quantidade (azul) e qualidade
(vermelho) das variáveis analisadas em cada indicador.
Figura 7.
Variáveis do Indicador
Infraestrutura
Figura 8.
Variáveis do Indicador
Lazer/Socialização
Figura 9.
Variáveis do Indicador
Acessibilidade