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4.1.2 Infraestrutura verde

A urbanização tradicional é baseada na infraestrutura cinza monofuncional, focada no automóvel.

Ruas visam à circulação de veículos, sistemas de esgotamento sanitário e drenagem objetivam

afastar o esgoto e a água de chuva o mais rápido possível, telhados servem apenas para proteger

edificações e estacionamentos asfaltados são destinados a parar carros, entre outras questões. A

infraestrutura cinza interfere e bloqueia as dinâmicas naturais. Além de ocasionar consequências

como inundações e deslizamentos, suprimem as áreas naturais alagadas ou alagáveis que prestam

serviços ecológicos insubstituíveis em áreas urbanas (HERZOG, 2010).

Hoje vem ganhando espaço a discussão sobre outro tipo de infraestrutura, crítica para a

continuidade e o crescimento saudável de uma comunidade: a infraestrutura verde, que consiste

em redes multifuncionais de fragmentos vegetados, preferencialmente arborizados e

interconectados que reestruturam o mosaico da paisagem. A infraestrutura verde é o paradigma

ecológico do século quando se trata de renovação do urbanismo, ela é fundamental para o

funcionamento ecológico do território. Inclui uma ampla variedade de elementos que nem sempre

estão relacionadas à proteção dos sistemas naturais. Na maioria das vezes também incluem áreas

que beneficiam as pessoas, como parques, trilhas, áreas de lazer, mirantes, fazendas, etc.

(BENEDICT E MMAHON, 2006).

Segundo Ferreira e Machado (2010) a infraestrutura verde é fundamental no desenvolvimento

sustentável das cidades em varias escalas. Devemos garantir as funções ecológicas no território

urbano, vitais para a sua sustentabilidade, através de uma conectividade desta infraestrutura

formando uma estrutura ecológica urbana. Nesse cenário, destaca-se a implantação de corredores

verdes, os quais possibilitam múltiplos usos e funções simultâneas, em espaço reduzido. Podem

ser planejados, projetados e manejados de modo a tirar partido de suas condições biofísicas para

atividades do homem. Também podem oferecer uma oportunidade de estabelecer e manter uma

relação cotidiana do homem com a natureza, o que possibilita educar ambientalmente um maior

número de pessoas, figura 2.

Figura 2- A

: Rua típica da cidade de Nova Jersey.

B

: Rua com corredor verde implantado.

Fonte: Internet. Disponível em: <

http://www.homesecurityshield.org/

> e Disponível em: <

http://www.epa.gov/

> respectivamente. Acesso em 16 out. 2014.

Criar uma rede de infraestrutura verde implica em buscar as oportunidades existentes. As zonas de

influência das águas dos rios em períodos de cheia podem ser utilizadas como áreas de recreação,

lazer e transporte em tempos de seca, diminuindo o risco de inundações e dos prejuízos

decorrentes, tanto em perdas materiais como humanas (HELLMUND & SMITH, 2006),

conhecimento que tem levado à criação de diversos parques urbanos em áreas inundáveis,

mitigando efeitos negativos das chuvas e do aquecimento global. Os corredores verdes, como orlas

de rios urbanos, podem transformar áreas degradadas em locais agradáveis e procuradas pela

população, contribuindo para diminuir a pressão por novas e extensas áreas para urbanização.