Table of Contents Table of Contents
Previous Page  608 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 608 / 2158 Next Page
Page Background

608

Tabela 1. Valores de NPS médio em cada ponto nas praças, valores em dB(A).

PRAÇA

PONTOS

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

Matriz

60,47 69,13 58,07 55,03 51,53 54,63 51,5

55,4 57,53 51,67 53,1 56,83

Fonte

63,03 59,27 54,6 59,53

CORSAN

57,07 60,27 62,0 55,17 56,5

52,8 55,57 55,47

As medições ocorreram de acordo com a metodologia estabelecida na NBR 10151, obedecendo a

um espaçamento padronizado e de acordo com sua forma, como poder ser visto nos mapas acima,

figuras 2, 3 e 4. As avaliações foram realizadas em cada praça, com uma duração de 5min em

cada ponto, ou 10min, se durante o processo de medição em determinado ponto houver picos muito

altos no NPS em virtude de uma fonte sonora destoante.

6. ANÁLISE DOS DADOS

A analise dos valores de pressão sonora obtidos parte da comparação dos valores médios de cada

ponto das praças ao aos estabelecidos na NBR 10151:2012 (Acústica – Medição e avaliação de

níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações), de acordo com os usos, conforme

mostra a tabela 2. Os dados são analisados por praça, em razão peculiaridades de cada uma.

Tabela 2. Limites de níveis sonoros aceitáveis em função da finalidade adaptados de NBR 10151 (dB).

Tipos de áreas por finalidades de uso e ocupação do solo

Diurno

Noturno

Área estritamente residencial urbana ou hospitais ou escolas.

50

40

Área mista com predominância ou vocação comercial e/ou administrativa.

60

50

Os níveis médios de pressão sonora encontrados na Praça da CORSAN ultrapassam não somente

o estabelecido pela NBR 10151, para áreas residenciais, no período diurno e noturno, mas também

os determinados pelo o artigo 13, do decreto 257 de 2007, de 45 decibéis (dB) durante o dia e 40

dB no turno da noite. Este decreto está relacionado com a Lei Municipal n° 2.827, de 15 de abril de

2004, que instaura um perímetro de 200m próximo do hospital, ao qual a praça é englobada. Os

valores elevados são decorrentes da presença de carros com aparelhos de sons e em virtude do

transito intenso de ônibus que se direcionam para a universidade.

A Praça da Matriz, bem como a Praça da Fonte, de acordo com o zoneamento municipal, pertence

a ZC1(Zona comercial 1), área mista com foco no comércio. A praça apresenta valores médios

acima do permitido para o período noturno, mas dentro do permitido para o dia, salvo os níveis dos

pontos ‘A’ e ‘B’, pois estes, durante as medições, estavam localizados sob uma cobertura móvel

montada para abrigar a programação do natal, em virtude disso obtiveram-se valores mais altos em

razão da ressonância do ruído em baixo da estrutura.

A média dos pontos ‘C’, ‘F’, ‘I’ e ‘L’, mesmo dentro do permitido para o período diurno, são elevados

em virtude que o transito próximo segue no sentido do aclive, o que faz com que os ruídos do motor

dos veículos sejam mais intensos. O ponto ‘D’ também possui valor significativo em decorrência das

crianças que brincam no playground. Os valores no geral são resultantes do transito intenso no

perímetro da praça e em toda a área central da cidade, pelo uso de carros com aparelhos de som,

por ruídos eventuais, como as crianças, cortador de grama, etc, e principalmente pelos eventos que

se realizam no Largo.

Na Praça da Fonte os níveis médios são todos muito elevados, principalmente o ponto ‘A’ que está

acima do permitido nos dois períodos. Esses valores são apresentados por que a praça possui

tamanho reduzido e poucas barreiras, seja ela a vegetação, topografia ou construções no local, que

impeçam a propagação das ondas sonoras. A praça não possui fontes geradoras de ruídos, ele é