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urban areas. In order to allow this change with a broad range of uses it is suggested the application
of permeable concrete pavements, which can support both the mechanical and hydraulic loads while
maintaining the traffic conditions and reducing superficial runoff by water storage inside the
pavement’s physical structure and/or superior drainage properties without damaging the actual
structure. In front of the presented problem, this paper aims to provide an alternative on data analysis
and systematization by comparing distinct properties on pavement alternatives previously selected.
To ensure the application relevance following the ABNT NBR16416:2015 regulation, a multi criteria
method based on an Analytic Hierarchy Process matrix was used. To fill the matrix technical aspects
on two distinct pavement systems (two types of porous concrete and two types of interlocking
concrete blocks) were considered to allow a comparison between both systems. After defining the
relevance relations and applying the matrix, the maximum rainfall for the city of Juiz de Fora – MG
in a 30 year period was considered to make the cost-benefit analysis in between both considered
pavement systems. After that the application relevance to each pavement in this scenario was
verified and it depends directly on each project intentions and the tolerance to superficial water layer
formation. It is concluded that although both systems deliver an improvement on water drainage, the
interlocking blocks presents a better cost-benefit upon the analyzed situation by this particular
method.
Keywords:
Draining paving; Permeable Paving; Analytic Hierarchy Process; Decision matrix;
Permeable built surface
1. INTRODUÇÃO
O massivo aumento da impermeabilização do solo ocasionado pelo modelo de urbanização vigente
altera o ciclo hidrológico no território das cidades, que veem seus sistemas de drenagem
insuficientes e muitas vezes mal distribuídos e têm como principal consequência a ocorrência de
inundações derivadas da urbanização. Tucci (2008) aponta que, em decorrência desses fatores,
passa a ser “registrado o aumento das vazões máximas em várias vezes e da sua frequência em
virtude do aumento da capacidade de escoamento através de condutos e canais e
impermeabilização das superfícies”.
O modelo atual de infraestrutura hídrica adotado nas cidades brasileiras tende a sobrecarregar as
bacias subsequentes com aumento da vazão da água pluvial captada em episódios de chuva. Na
gestão das cidades tem-se disponíveis instrumentos que preveem o gerenciamento das águas
pluviais, embora esses tenham sua ação limitada frente as grandes alterações já ocorridas em áreas
urbanas consolidadas (TUCCI, 2008).
A adoção de pisos permeáveis tem o potencial de minimizar esse efeito, ofertando a possibilidade
de armazenamento das águas pluviais em sua base e posterior e gradual percolação no solo. Deste
modo, tem-se a redução dos índices de escoamento superficial no solo que acarretam em
enchentes e aproximando-se assim, do ciclo hidrológico não alterado pelo homem (BRUNO,
AMORIN e SILVEIRA, 2013).
Com o intuito de focar em alternativas voltadas para aplicação no uso e ocupação do solo – excluída
a estrutura viária – os revestimentos aqui analisados são o bloco maciço de concreto ou “
pavier
”,
por seu uso já disseminado, baixo custo e mão de obra abundante; e o piso drenante de concreto,
que possui comprovadamente altas taxas de drenagem (PARRA e TEIXEIRA, 2015; LAMB, 2014;
VIRGILIIS, 2009). Esse tipo de pavimento permeável é caracterizado por Baptista e Nascimento
(2005 Virgilis, 2009), como “pavimentos porosos de infiltração com injeção distribuída”;
isto é, em
que a infiltração se dá pela superfície de revestimento do solo, não por sistema de coleta exclusivo,
e que tem saída de água por infiltração no solo, não sendo esta dispersa por sistema coletor. O