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45. ADURABILIDADE DOS SISTEMAS DE VEDAÇÃO VERTICAL EXTERNAE
DE COBERTURADAEMEI DAVILASANTAROSA
SOARES, Fabiano Silva
*1
(fabianossoares@terra.com.br);DAMAZIO,
Tatiana
1
(tatiana.damazio@gmail.com);TUTIKIAN, Bernardo Fonseca
1
(bftutikian@unisinos.br)
1
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil
RESUMO
Com a construção de quatro protótipos de escola infantil na década de noventa, a Secretaria
Municipal de Educação da cidade de Porto Alegre, RS, apresentava um novo conceito de arquitetura
escolar. Os projetos destas escolas previam, além dos preceitos conceituais, uma vida útil de 40
anos para seus sistemas construtivos, exceto a estrutura prevista para 50 anos. Com a entrada em
vigor da norma de desempenho para habitações, se faz importante apresentar os conceitos de
durabilidade para prédios públicos de uso institucional, como a Escola Municipal de Educação
Infantil (EMEI) da Vila Santa Rosa. No presente trabalho são apresentadas as especificações da
escola e os sistemas construtivos, sistema de vedação vertical externo e sistema de cobertura. O
sistema de vedação em estudo é composto pela alvenaria de tijolo maciço à vista e o sistema de
cobertura tem sua estrutura de madeira e telhas de cimento amianto. O trabalho teve por método
um levantamento em campo e análise visual dos sistemas construtivos. Através da análise dos
fatores de durabilidade da NBR 15575 concluiu-se que a EMEI da Vila Santa Rosa apresentou uma
vida útil de projeto compatível com o proposto. No quesito vida útil e durabilidade foi diagnosticada
a necessidade de manutenções pontuais para que o desempenho dos sistemas não seja
comprometido. Em análise final das relações entre durabilidade e sustentabilidade, ficou
evidenciada a possibilidade de aplicação da norma de desempenho também para usos não
habitacionais.
Palavras-chave:
durabilidade, desempenho de edificações e sustentabilidade.
DURABILITY OF THE EXTERIOR VERTICAL SEALING SYSTEMS AND
OF THE EMEI SANTA ROSA VILLAGE
ABSTRACT
With the construction of four Schools of Child Education prototypes in the nineties, the City
Department of Education presented a new concept of school architecture. These schools, in addition
to the conceptual precepts, predicted a lifespan of 40 years for its constructive systems, except the
structure, planned for 50 years. With the coming into force of the performance standard for housing,
it is important to introduce the concepts of durability also for institutional public building, in this case
for EMEI Vila Santa Rosa. In the present article the specifications of the school and the construction
systems, external vertical sealing system and roof system are presented. The studied system of
sealing is composed by masonry of solid brick in sight and the roof system has its structure of wood
and asbestos cement tiles. The work had by method a field survey and visual analysis of the
constructive systems. Through the analysis of the durability factors of NBR 15575, it was concluded
that the Vila Santa Rosa EMEI presented a project life compatible with the proposed one. In the
matter of useful life and durability, was diagnosed the necessity of punctual maintenance so that the
performance of the systems is not compromised. In the final analysis of the relationship between
durability and sustainability, it also became clear the application posibility of the performance
standard for non-residential uses as well.
Keywords:
durability, performance standard and sustainability.