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dependent on potable water. In addition, scenario VII would work as close to the ideal if 9,345.60m³

of reservoir were built, which would total an annual saving of R$ 328.346.72, which corresponds to

27,21% of the total paid in the year 2015 in water bills.

The construction of a lower volume of lower reservoir would not bring a great financial return, but

would contribute to maintain the productivity of the system in case of increased demand. Finally, the

authors suggest the financial analysis for the implementation of each of the scenarios so that their

respective viabilities are verified.

Keywords:

shopping mall, potable water, NETUNO, reservoir.

1. INTRODUÇÃO

A riqueza de recursos hídricos no Brasil não é sinônimo de abundância de água para o consumidor

final, pois a crise hídrica é um problema presente em várias cidades brasileiras. Tundisi et al (2008)

apontam uma série de motivos para a escassez hídrica, entre os quais:

1. Intensa urbanização, que acarreta aumento da necessidade de abastecimento de água

potável;

2. Infraestrutura de abastecimento em estado crítico, que culmina em taxas altas de perdas

com vazamentos;

3. Ocorrência de eventos hidrológicos extremos em função de mudanças globais, tais como

longos períodos de seca ou chuvas intensas;

4. Falta de gestão de recursos hídricos e de políticas de sustentabilidade ambiental.

Diante desta conjuntura, emerge a importância da busca por alternativas para conservar a água nos

ambientes construídos. A água das chuvas, que deveria ser mais aproveitada, costuma ser vista

como um problema de certa maneira. Para resolvê-lo, recorre-se às grandes obras de drenagem

que visam dar escoamento rápido dessa água até um destino apropriado que não cause inundações

e prejuízos. Entretanto, ao invés de problema, as águas provenientes das chuvas podem ser uma

alternativa ao consumo da água potável com necessidades menos nobres, desde que

adequadamente coletadas, manejadas e armazenadas para uso posterior (COHIM, GARCIA E

KIPERSTOK, 2008).

2. OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral

Este trabalho tem como objetivo principal verificar a viabilidade técnica do aproveitamento de água

pluvial como fonte de água não potável no Shopping Vila Velha.

2.2 Objetivos específicos

Medir a demanda de água potável no Shopping Vila Velha;

Verificar o atendimento as demandas por água potável no objeto de estudo;

Analisar a viabilidade de implantação de diferentes cenários de abastecimento de água pluvial.

3. MÉTODO DE PESQUISA

O Shopping Vila Velha situa-se ao norte do município de Vila Velha, no estado brasileiro do Espírito

Santo. Vila Velha forma juntamente com as cidades de Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e

Guarapari a Região Metropolitana de Vitória. Segundo a companhia de shoppings centers

BRMALLS, administradora do empreendimento, o Shopping Vila Velha é o maior estabelecimento

do tipo do Espírito Santo. Com inauguração realizada em agosto de 2014, o shopping está edificado

em um terreno de 140 mil metros quadrados, dos quais 71 mil m² são de área bruta locável (ABL).