1000
elements of modular construction, capable of minimizing waste of raw material and time. The
building's external cladding consisted in part of ACM (aluminum composite material) panels,
facilitating a possible future dismantling. For the classrooms separation, drywall was used, reducing
the quantity of residue when related to the use of ceramic blocks. The applied methodology consists
on the analysis of the materials used, comparing it’s waste generation in relation to the conventional
construction method. A monthly residue generation study was conducted, allowing to verify the
generation according to the construction phase, which classified the finishing phase as the one with
highest impact. The total amount of waste generated by the construction was 178,364.72 kg,
resulting in a residue generation indicator determined at 46.78 kg / m², that can be compared to the
conventional indicator of waste generation, showing that the last is approximately three times higher.
This result is mainly due to the caution when choosing materials with lower losses, standardization
of measures and less need for cuts.
Keywords:
Sustainable Construction; Construction Waste Management; Sustainable Construction
Materials.
1. INTRODUÇÃO
As construções sustentáveis devem ser concebidas e planejadas a partir de diversas premissas.
Dentre elas, existe a escolha de materiais ambientalmente corretos, de origem certificada e com
baixas emissões de CO2; a menor geração de resíduos; o cumprimento das normas, em especial,
as de desempenho; a preocupação com os recursos naturais no que abrange o menor uso de áreas
de vegetação; além de uma menor demanda de energia e água, possibilitando o amplo
reaproveitamento em todo o ciclo de vida da edificação (CÂMARA DA INDÚSTRIA DA
CONSTRUÇÃO, 2008).
O setor da construção civil deve buscar a sustentabilidade, estimulando os profissionais a reverem
todo o processo de produção dos edifícios e sua inserção nas cidades. Cada vez mais, é abordada
a necessidade de se desenvolver projetos sustentáveis, poupadores de energia e de recursos
naturais (FERREIRA, 2006).
Diante desta necessidade de adaptação no modo de projetar, a Prefeitura do Recife vem
estimulando a construção de empreendimentos sustentáveis, visando diminuir o impacto ambiental
e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na cidade. Para tanto vai certificar as construções
que adotarem medidas sustentáveis por meio de um selo verde, denominado “Selo de
Sustentabilidade Ambiental”.
É de se ressaltar que a busca pela sustentabilidade não deve abranger apenas as construções
residenciais e comerciais, que são de fato a grande maioria, mas também o setor educacional.
Fucale et al. (2016) afirma que é de fundamental importância a implementação de escolas
sustentáveis para que as próximas gerações possam usufruir dos recursos naturais e perpetuar o
conhecimento sobre a sustentabilidade. Inclusive, estudos mostram que alunos de escolas
sustentáveis tiveram 25% de redução de sintomas de asma, 15% de redução de resfriados e gripes,
e 3% de aumento em aprendizagem, produtividade e desempenho (KATS, 2006).
Sendo assim, a edificação em estudo surge como um exemplo de boas práticas e iniciativas
sustentáveis. Como mostrado na figura 1, o edifício Urbano Vitalino, fez uso de diversos elementos
sustentáveis, tais como: telhado verde, painéis fotovoltaicos, brises, sistema de reaproveitamento
de água da chuva e revestimentos e equipamentos eficientes (ar condicionados, lâmpadas LED,
torneiras, entre outros). Além de apresentar reduções no consumo de água e energia, na geração
de resíduos e na emissão de gases do efeito estufa (PEIXOTO et al, 2016). Desta forma, submeteu-