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elements of modular construction, capable of minimizing waste of raw material and time. The

building's external cladding consisted in part of ACM (aluminum composite material) panels,

facilitating a possible future dismantling. For the classrooms separation, drywall was used, reducing

the quantity of residue when related to the use of ceramic blocks. The applied methodology consists

on the analysis of the materials used, comparing it’s waste generation in relation to the conventional

construction method. A monthly residue generation study was conducted, allowing to verify the

generation according to the construction phase, which classified the finishing phase as the one with

highest impact. The total amount of waste generated by the construction was 178,364.72 kg,

resulting in a residue generation indicator determined at 46.78 kg / m², that can be compared to the

conventional indicator of waste generation, showing that the last is approximately three times higher.

This result is mainly due to the caution when choosing materials with lower losses, standardization

of measures and less need for cuts.

Keywords:

Sustainable Construction; Construction Waste Management; Sustainable Construction

Materials.

1. INTRODUÇÃO

As construções sustentáveis devem ser concebidas e planejadas a partir de diversas premissas.

Dentre elas, existe a escolha de materiais ambientalmente corretos, de origem certificada e com

baixas emissões de CO2; a menor geração de resíduos; o cumprimento das normas, em especial,

as de desempenho; a preocupação com os recursos naturais no que abrange o menor uso de áreas

de vegetação; além de uma menor demanda de energia e água, possibilitando o amplo

reaproveitamento em todo o ciclo de vida da edificação (CÂMARA DA INDÚSTRIA DA

CONSTRUÇÃO, 2008).

O setor da construção civil deve buscar a sustentabilidade, estimulando os profissionais a reverem

todo o processo de produção dos edifícios e sua inserção nas cidades. Cada vez mais, é abordada

a necessidade de se desenvolver projetos sustentáveis, poupadores de energia e de recursos

naturais (FERREIRA, 2006).

Diante desta necessidade de adaptação no modo de projetar, a Prefeitura do Recife vem

estimulando a construção de empreendimentos sustentáveis, visando diminuir o impacto ambiental

e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na cidade. Para tanto vai certificar as construções

que adotarem medidas sustentáveis por meio de um selo verde, denominado “Selo de

Sustentabilidade Ambiental”.

É de se ressaltar que a busca pela sustentabilidade não deve abranger apenas as construções

residenciais e comerciais, que são de fato a grande maioria, mas também o setor educacional.

Fucale et al. (2016) afirma que é de fundamental importância a implementação de escolas

sustentáveis para que as próximas gerações possam usufruir dos recursos naturais e perpetuar o

conhecimento sobre a sustentabilidade. Inclusive, estudos mostram que alunos de escolas

sustentáveis tiveram 25% de redução de sintomas de asma, 15% de redução de resfriados e gripes,

e 3% de aumento em aprendizagem, produtividade e desempenho (KATS, 2006).

Sendo assim, a edificação em estudo surge como um exemplo de boas práticas e iniciativas

sustentáveis. Como mostrado na figura 1, o edifício Urbano Vitalino, fez uso de diversos elementos

sustentáveis, tais como: telhado verde, painéis fotovoltaicos, brises, sistema de reaproveitamento

de água da chuva e revestimentos e equipamentos eficientes (ar condicionados, lâmpadas LED,

torneiras, entre outros). Além de apresentar reduções no consumo de água e energia, na geração

de resíduos e na emissão de gases do efeito estufa (PEIXOTO et al, 2016). Desta forma, submeteu-