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Com os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa, foi possível avaliar as condições de operação

de prestadores de serviço de RCD que atendem ao município, atendendo ao objetivo geral e

questão problema desta pesquisa.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 PESQUISA JUNTO A PREFEITURA MUNICIPAL

Em entrevista na Secretaria do Meio Ambiente e Planejamento, junto ao responsável pelo

departamento do Meio Ambiente, foi questionado sobre a gestão e gerenciamento da construção

civil no município. A responsável relatou que

“...a cidade possui Plano Integrado de Gerenciamento

de Resíduos Sólidos (PGRS), porém nele não contém um capítulo sobre RCD...”

. No município

atuam 03 empresas responsáveis pela destinação final dos RCD, porém apenas duas possuem

sede no munícipio estudo de caso. Nesta pesquisa estas empresas foram denominadas A, B, C.

O responsável pelo departamento, em entrevista, afirmou que

“...existem duas empresas que são

responsáveis pela destinação para a disposição dos RCD no Município, no qual a Empresa B está

adequada com as legislações exigida e está em fase de ampliação de sua Infraestrutura, enquanto

a Empresa C está com a sua licença vencida, estando em fase de renovação...”.

A responsável pelo departamento do Meio Ambiente disse que

“...no município não há nenhuma

empresa de transporte cadastrada, todas elas são cadastradas no município vizinho e atuam neste

município...”

(objeto de estudo)

.

Ao finalizar o questionário foi perguntado quais são as medidas e

ações que o município está realizando sobre à gestão de RCD. A resposta foi

“...a partir de 10 de

fevereiro de 2015 todas empresas que entrarem com novos projetos acima de 1000 m², devem

apresentar relatórios sobre os RCD gerados semestralmente para posterior realização da certidão

de ‘Habite-se’, e em caso de demolição terá que entrar com um pedido de autorização e posterior

entrega do relatório...”.

A análise mostra que o município de estudo está em fase de adaptação para implementação do

PGRS. Percebeu-se a intenção da prefeitura em elaborar e aplicar as diretrizes da Resolução

CONAMA 307/2002, bem como elaborar um capítulo a respeito dos RCD. Observou-se também,

no município, a falta de empresas cadastradas e atuantes no transporte de RCD, o que é de certa

forma prejudicial, pois o grande número de obras verticais do município necessita “importar” mão

de obra de fora.

4.2 GERADORES

Neste estudo, foram localizados e contatados 40 geradores (construtoras), que atuam no município.

Juntas, estas empresas somam 50 construções de obras verticais em andamento. Destes, somente

22 geradores se propuseram a responder o questionário. Destas 22 construtoras, 86% possuem

apenas uma obra em andamento, 9% duas obras e 5% representam três obras em andamento.

Conforme previsto na Resolução Conama 307/2002 e na Lei 12.305/2010, os geradores são

responsáveis desde a geração do resíduo até a destinação final do mesmo, através de métodos,

técnicas e processos de manejos compatíveis com a destinação correta no meio ambiente.

4.3 CONHECIMENTO DAS EMPRESAS A RESPEITO DA RESOLUÇÃO CONAMA 307/2002

As construtoras foram questionadas a respeito de seu conhecimento sobre a resolução CONAMA

Nº 307/2002. Apenas 9% responderam que não é de seu conhecimento e 91% disseram ser de

conhecimento. No entanto, mesmo mostrando que 91% das construtoras tinham o conhecimento

sobre resolução Nº 307/2002 do CONAMA, apenas 41% delas realizam o programa de gestão de