Table of Contents Table of Contents
Previous Page  424 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 424 / 2158 Next Page
Page Background

424

O desinteresse e a falta de valorização do mercado é muitas vezes apontado como motivo para a

não aplicação das estratégias que visam a ampliação do desempenho ambiental nas edificações.

Os entrevistados então responderam perguntas sobre o interesse de seus clientes pelos aspectos

de desempenho térmico, acústico e lumínico. Foi-lhes questionado com que frequência os clientes

solicitam estas análises e aplicação de estratégias para ampliação do conforto ambiental. 67,14%

dos entrevistados respondeu que seus clientes eventualmente o fazem e 4,29% respondeu que

sempre o fazem (Figura 4). Deste modo, é possível perceber que parte do mercado já tem a

compreensão da importância da aplicação destas estratégias.

4,29%

67,14%

20,00%

8,57%

Sempre solicitam

Eventualemnte solicitam

Nunca solicitam

Não sei responder/ não

posso afirmar

Figura 4 - Gráfico solicitação dos clientes para a aplicação de estratégias para ampliação do

desempenho ambiental

Fonte: Os Autores

Quando questionado sobre qual/ quais itens já haviam sido solicitados pelos clientes dos

entrevistados, as respostas revelaram que a ampliação do desempenho térmico é o item mais

lembrado pelo mercado (Figura 5).

38

29

25

25

Desempenho térmico

Desempenho acústico

Desempenho lumínico

Nenhuma das opções

Figura 5 - Gráfico itens relacionados ao desempenho ambiental solicitados pelos clientes dos

entrevistados

Fonte: Os Autores

Sobre os obstáculos enfrentados para a aplicação dos conceitos da Norma de Desempenho e

estratégias para ampliação do conforto térmico no interior da edificação a maioria dos entrevistados