424
O desinteresse e a falta de valorização do mercado é muitas vezes apontado como motivo para a
não aplicação das estratégias que visam a ampliação do desempenho ambiental nas edificações.
Os entrevistados então responderam perguntas sobre o interesse de seus clientes pelos aspectos
de desempenho térmico, acústico e lumínico. Foi-lhes questionado com que frequência os clientes
solicitam estas análises e aplicação de estratégias para ampliação do conforto ambiental. 67,14%
dos entrevistados respondeu que seus clientes eventualmente o fazem e 4,29% respondeu que
sempre o fazem (Figura 4). Deste modo, é possível perceber que parte do mercado já tem a
compreensão da importância da aplicação destas estratégias.
4,29%
67,14%
20,00%
8,57%
Sempre solicitam
Eventualemnte solicitam
Nunca solicitam
Não sei responder/ não
posso afirmar
Figura 4 - Gráfico solicitação dos clientes para a aplicação de estratégias para ampliação do
desempenho ambiental
Fonte: Os Autores
Quando questionado sobre qual/ quais itens já haviam sido solicitados pelos clientes dos
entrevistados, as respostas revelaram que a ampliação do desempenho térmico é o item mais
lembrado pelo mercado (Figura 5).
38
29
25
25
Desempenho térmico
Desempenho acústico
Desempenho lumínico
Nenhuma das opções
Figura 5 - Gráfico itens relacionados ao desempenho ambiental solicitados pelos clientes dos
entrevistados
Fonte: Os Autores
Sobre os obstáculos enfrentados para a aplicação dos conceitos da Norma de Desempenho e
estratégias para ampliação do conforto térmico no interior da edificação a maioria dos entrevistados