429
51. JWOOD: FERRAMENTAEDUCACIONAL COMO INCENTIVO ÀADOÇÃO
DAMADEIRACOMO SOLUÇÃO ESTRUTURAL SUSTENTÁVEL
SILVA, Juliano Lima da*
1
(juliano_lima_silva@hotmail.com); MUSSI, Andréa Quadrado
2
(andrea@imed.edu.br)
1 2
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica da Faculdade
Meridional (PPGARQ - IMED), Brasil
*
Autor correspondente
RESUMO
A madeira é um material de grande interesse para a construção civil na medida em que possui
características físicas apropriadas para o uso estrutural, além de ser um material atrativo do ponto
de vista da sustentabilidade e estética. No âmbito do uso de aplicativos para o ensino de estruturas,
este trabalho propõe a apresentação do aplicativo JWood e relatos de uma experiência de alunos
de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo acerca de seu uso para aprendizado sobre
dimensionamento e cálculo estrutural de elementos de madeira, com o propósito de facilitar a
inserção de normativas e design de edificações sustentáveis no contexto acadêmico. Através de
questionários fornecidos ao final das aulas de cursos de uso do programa, foi possível ao docente
explorar o uso da ferramenta como objeto educacional complementar, apontando para possíveis
melhorias no aplicativo e introdução do material madeira como alternativa de solução estrutural
sustentável no repertório de projetos dos alunos.
Palavras-chave:
Estruturas de madeira; Cálculo estrutural; Aplicativo; Educacional.
JWOOD: EDUCATIONAL TOOL AS AN INCENTIVE TO ADOPTION OF
TIMBER AS A SUSTAINABLE STRUCTURAL SOLUTION
ABSTRACT
Timber is a material of great interest for civil construction as it has physical characteristics
appropriate for structural use, besides being an attractive material from the point of view of
sustainability and aesthetics. In the context of application use for the teaching of structures, this
paper proposes presentation of the JWood application and reports of an experience with Civil
Engineering and Architecture and Urbanism students about its use for structural dimensioning and
calculation of timber elements, with the purpose of facilitating the insertion of standards and
sustainable building design in the academic context. Through questionnaires provided at the end of
the program use class courses, it was possible for the teacher to explore the tool’s use as a
complimentary educational object, pointing to possible improvements in the application and
introduction of timber material as a sustainable alternative for structural solutions in the project
repertoire of students.
Keywords:
Timber structures; Structural calculation; Application; Educational.
1. INTRODUÇÃO
O material madeira tem se destacado como uma possível alternativa aos sistemas de concreto
armado e aço, na medida em que seu processo de produção possui baixo consumo energético,
apresentando também menor impacto ambiental nas etapas de transporte, construção e demolição,
quando comparado a outros materiais. Além disso, o material é considerado leve e mecanicamente
adequado, possui propriedades térmicas e acústicas de interesse para projetos voltados para