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3. MÉTODO DE PESQUISA
Como roteiro do trabalho de pesquisa e artigo, tem-se:
i. seleção de obras de arquitetura, segundo os seguintes critérios e restrições principais:
o
com soluções de sombreamento e/ou permeabilidade aos ventos, associadas à
forma e materialidade, com potencial para ser uma referência a outras concepções
projetuais;
o
construídas a partir do ano 2000, no Brasil;
o
veiculadas em mídia especializada, com alcance nacional;
o
projetadas, cada uma, para uso distinto.
ii. uso de recursos gráficos computacionais, segundo critérios:
o
permitir evidenciar, na própria ou a partir da própria imagem, os atributos
bioclimáticos citados, de modo qualitativo.
o
diversificados, embora com aspectos que dêem unidade às grafias das obras que
comporão o banco de dados.
iii. apresentação de informações básicas e técnicas sobre a obra.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
São apresentados ensaios com destaque do sombreamento e permeabilidade aos ventos, como
atributos das seguintes obras arquitetônicas: Escola Jardim Ataliba Leonel (autoria Grupo SP e
spbr, 2003-2004); Centro de Pesquisa da Petrobrás – CENPES II (Siegbert Zanettini, 2010); Fábrica
COBLOGÓ (SUBdV).
.
4.1. Recuo como sombreamento e grandes vãos gerando permeabilidade aos ventos – uma
distinção da Escola Jardim Ataliba Leonel
A Escola está localizada em SP e implantada com o eixo longitudinal NNE-SSO, enfrentando
desafios na proteção ao sol da manhã e da tarde. O recuo das salas de aula em relação à fachada
é uma estratégia que pode ser destacada. O sombreamento pode ser compreendido e indicado
como resultante de uma subtração do volume em todo o corpo edificado (ver figura 3a, b e c). As
paredes das salas de aula são afastadas da fachada pela circulação horizontal, protegendo os
ambientes, de uso contínuo, da radiação solar direta.
O excesso de carga térmica é, em parte, retirado com o auxílio da ventilação natural. De fato, a
permeabilidade aos ventos pode ser depreendida a partir da relação entre cheios e vazios nas
fachadas principais e mais extensas, como característica em harmonia com a função e
espacialidade do projeto. Seguem os destaques nas figuras 1 a 4 a seguir: