158
lotes e nas unidades, além de motivos que justificam sua presença ou ausência) e mobilidade
urbana (meios de transporte mais utilizados e justificativas para tanto).
Tabela 1
. Tabela contendo atributos de avaliação e aspectos avaliados por cada atributo
ATRIBUTOS DE AVALIAÇÃO
ASPECTOS AVALIADOS
CONFORTO AMBIENTAL
Ventilação Natural
Iluminação Natural
Temperatura
Ruídos
CONSUMO DE ÁGUA
Razões para economizar (ou não) água
Ações para economizar água
Dispositivos economizadores de água
CONSUMO DE ELETRICIDADE
Razões para economizar (ou não) eletricidade
Ações para economizar eletricidade
Sistemas de aproveitamento da energia solar
COLETA E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS
Coleta e destinação de materiais recicláveis
Ecopontos
Coleta e destinação de:
Lixo doméstico
Óleo
Resíduos de construção civil
Baterias e equipamentos eletrônicos
Medicamentos vencidos
Meios utilizados para o transporte de mercadorias
CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS
Consumo de alimentos orgânicos
Razões para consumir (ou não) alimentos orgânicos
VEGETAÇÃO
Presença de áreas verdes na habitação
Razões para cultivar (ou não) plantas
MOBILIDADE URBANA
Meio de transporte utilizado de acordo com a distância
Razões que justificam meio de transporte mais utilizado
Fonte: Elaborado pelas autoras, 2016.
Sendo assim, são mescladas todas as escalas de avaliação (física, comportamental e urbana)
propostas pela pesquisa geral, pois ora os hábitos e ações (escala comportamental) questionados
relacionam-se à própria unidade residencial (escala física), ora ao entorno imediato e à cidade em
que tal unidade se insere (escala urbana). Para facilitar o processo de elaboração do sistema de
avaliação proposto, foram indicados ainda os tipos de respostas: dicotômicas (do tipo sim/ não),
tricotômicas (do tipo sim/ não/ não sei), de múltipla escolha (possibilidade de escolher mais de
uma opção) e com escala de Diferencial Semântico (uso de uma escala de valores). No último
caso, usou-se uma escala de valores de 5 pontos para verificar a percepção do usuário (morador)
quanto ao atributo em análise. Ademais, indicaram-se quais recursos gráficos (ícones) deveriam
ser propostos pela equipe responsável pelo design da interface, bem como os desvios que
deveriam ser criados pela equipe da área computacional.
Por fim, foram propostos ainda
feedbacks
aos usuários, que pudessem esclarecer dúvidas quanto
aos hábitos questionados, ou mesmo que instigassem mudanças de atitudes por parte dos
respondentes ao longo de sua participação no processo de avaliação (Tabela 2).