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lotes e nas unidades, além de motivos que justificam sua presença ou ausência) e mobilidade

urbana (meios de transporte mais utilizados e justificativas para tanto).

Tabela 1

. Tabela contendo atributos de avaliação e aspectos avaliados por cada atributo

ATRIBUTOS DE AVALIAÇÃO

ASPECTOS AVALIADOS

CONFORTO AMBIENTAL

Ventilação Natural

Iluminação Natural

Temperatura

Ruídos

CONSUMO DE ÁGUA

Razões para economizar (ou não) água

Ações para economizar água

Dispositivos economizadores de água

CONSUMO DE ELETRICIDADE

Razões para economizar (ou não) eletricidade

Ações para economizar eletricidade

Sistemas de aproveitamento da energia solar

COLETA E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS

Coleta e destinação de materiais recicláveis

Ecopontos

Coleta e destinação de:

Lixo doméstico

Óleo

Resíduos de construção civil

Baterias e equipamentos eletrônicos

Medicamentos vencidos

Meios utilizados para o transporte de mercadorias

CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

Consumo de alimentos orgânicos

Razões para consumir (ou não) alimentos orgânicos

VEGETAÇÃO

Presença de áreas verdes na habitação

Razões para cultivar (ou não) plantas

MOBILIDADE URBANA

Meio de transporte utilizado de acordo com a distância

Razões que justificam meio de transporte mais utilizado

Fonte: Elaborado pelas autoras, 2016.

Sendo assim, são mescladas todas as escalas de avaliação (física, comportamental e urbana)

propostas pela pesquisa geral, pois ora os hábitos e ações (escala comportamental) questionados

relacionam-se à própria unidade residencial (escala física), ora ao entorno imediato e à cidade em

que tal unidade se insere (escala urbana). Para facilitar o processo de elaboração do sistema de

avaliação proposto, foram indicados ainda os tipos de respostas: dicotômicas (do tipo sim/ não),

tricotômicas (do tipo sim/ não/ não sei), de múltipla escolha (possibilidade de escolher mais de

uma opção) e com escala de Diferencial Semântico (uso de uma escala de valores). No último

caso, usou-se uma escala de valores de 5 pontos para verificar a percepção do usuário (morador)

quanto ao atributo em análise. Ademais, indicaram-se quais recursos gráficos (ícones) deveriam

ser propostos pela equipe responsável pelo design da interface, bem como os desvios que

deveriam ser criados pela equipe da área computacional.

Por fim, foram propostos ainda

feedbacks

aos usuários, que pudessem esclarecer dúvidas quanto

aos hábitos questionados, ou mesmo que instigassem mudanças de atitudes por parte dos

respondentes ao longo de sua participação no processo de avaliação (Tabela 2).