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4. RESULTADOS E DISCUSSÃO SOBRE A METODOLOGIA DESENVOLVIDA
Para melhor analisar os resultados obtidos pela pesquisa até o presente momento, organizou-se
sua apresentação conforme as etapas metodológicas acima descritas: atributos de avaliação da
qualidade ambiental, elaboração de questões e de
feedbacks
para a APO e sistema de avaliação
da qualidade da habitação em meios digitais.
4.1 Atributos de avaliação da qualidade ambiental
A determinação dos atributos de avaliação utilizou, como referências, pesquisas anteriores, as
quais também trataram da aplicação de APO em habitações para verificar sua qualidade
ambiental, embora com outros recortes (edifícios de apartamentos ou habitação de interesse
social). Assim, considerando-se os trabalhos já desenvolvidos, ampliou-se a abrangência da
presente investigação visando contemplar diferentes tipologias habitacionais (térreas ou
verticalizadas, em condomínios ou loteamentos).
Além disso, enfocaram-se as seguintes escalas de análise, previstas pela pesquisa geral: física
(aspectos técnicos e construtivos que conferem qualidade ambiental às unidades residenciais,
especialmente relacionados à ideia de conforto), comportamental (hábitos e ações dos usuários
quanto aos impactos do morar) e urbana (impactos derivados da implantação da habitação na
cidade). Considerou-se ainda que a abordagem ambiental da pesquisa deveria estar equilibrada
com a análise de funcionalidade, também presente na pesquisa geral e responsável pelas
questões relativas à identificação das maneiras de morar (usos e atividades realizadas no
ambiente doméstico), dos perfis familiares e das demais necessidades espaciais dos moradores.
Desse modo, a partir dos diferentes dados coletados, os atributos de avaliação foram finalmente
categorizados nos seguintes aspectos: conforto ambiental (térmico, lumínico e acústico), consumo
de água, consumo de energia, coleta e destinação de resíduos, consumo de alimentos orgânicos,
vegetação e mobilidade urbana – os quais serão melhor descritos no próximo item (Tabela 1).
4.2 Elaboração de questões e de
feedbacks
para a APO
Após definidos os atributos de avaliação da qualidade ambiental da habitação, foi feita uma
revisão dos questionários elaborados para as pesquisas anteriores supracitadas, com o intuito de:
melhorar as perguntas existentes, contemplar diferentes tipologias habitacionais e adicionar
questões que ampliassem a verificação dos hábitos dos moradores quanto à redução dos
impactos ambientais do morar. Para tanto, criaram-se tabelas que relacionam os atributos de
avaliação com as possibilidades de questões.
No questionário, a avaliação do conforto ambiental das unidades ocorre pela identificação do nível
de satisfação dos respondentes sobre cada cômodo da moradia (escala física) em termos de:
ventilação natural, iluminação natural, temperatura e nível de ruído (Tabela 1). Quando da
elaboração do banco de dados, essas questões poderão ser cruzadas com outros aspectos
técnicos e construtivos avaliados (como, por exemplo, quanto à realização de reformas pelos
moradores tendo em vista a melhoria das condições de conforto desses cômodos).
Já o bloco de questões que objetiva identificar o nível de consciência ambiental dos moradores
discrimina seus hábitos e ações em termos de: economia de água; economia de energia; motivos
que justificam economia de água e de energia; presença de fonte solar (aquecedores e/ou painéis
fotovoltaicos); uso de equipamentos economizadores de água; coleta e destinação de resíduos
(lixo doméstico, reciclável, óleo, medicamentos, construção civil, baterias e equipamentos
eletrônicos); conhecimento sobre ecopontos; consumo de alimentos orgânicos e justificativas para
tal consumo (ou para a ausência dele); relação com vegetação (presença de áreas verdes nos