108
3. MÉTODO DE PESQUISA
3.1 Campus Alto Paraopeba – CAP
O Campus Alto Paraopeba, é um campi fora de sede da Universidade Federal de São João del-
Rei (UFSJ) que foi concebido, considerando as diretrizes do Campus Alto Paraopeba e do REUNI,
os quais definem o direcionamento de expansão das instituições federais de ensino. O campus
localiza-se na Rod.: MG 443, km 7, na divisa das cidades de Ouro Branco e Congonhas, ambas
em Minas Gerais. Instalado no antigo Centro de Treinamento da Gerdau-Açominas, o prédio e
área foram cedidos à UFSJ para implantação exclusiva do Campus, a uma altitude de
aproximadamente 1033 m com clima subtropical úmido.
O CAP conta com cinco cursos de graduação em engenharias, sendo Engenharia Civil,
Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica e
Engenharia Química, e cursos de pós-graduação, destacando-se o Programa de Pós-Graduação
em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável. Segundo Cláudio Alexandre Pinto Tavares,
Diretor da Divisão de Prefeitura do Campus Alto Paraopeba, atualmente o campus conta com uma
população de aproximadamente 2210 pessoas, sendo 2000 alunos, 120 professores, 50 técnicos
e 40 terceirizados (Informação Verbal).
A infraestrutura atual do CAP, é constituída por salas de aula, salas de professores, laboratórios,
salas de coordenadorias, salas de programas acadêmicos, salas de serviços técnicos e gerais, 1
biblioteca e 1 restaurante universitário.
O anseio por um campus envolvido com práticas sustentáveis faz parte das premissas do Plano
Diretor do Campus Alto Paraopeba.
“... qualquer projeto executado dentro do Campus Alto Paraopeba deve estar
atento ao uso consciente dos recursos naturais, visando a minimização dos
desperdícios, o uso de energias limpas e renováveis e a integração com a
natureza, uma vez que somos privilegiados pela natureza que nos cerca e pela
fauna que nos visita diariamente.”. (PLANO DIRETOR CAP, UFSJ, 2010).
Afim de verificar o interesse dos alunos e professores do CAP sobre uma possível certificação
para o campus, e o quão uma certificação pode ser importante para a comunidade acadêmica,
realizou-se um questionamento com os alunos e professores.
O questionamento enfatizou questões relativas ao conhecimento dos mesmos sobre a certificação
AQUA, o interesse pela busca da certificação e quais aspectos no campus poderiam ser
adaptados afim de adotar medidas sustentáveis para as mesmas.
O questionamento foi realizado com 100 alunos dos 5 cursos de graduação e do Programa de
Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, que representa
aproximadamente 5 % dos alunos do campus, e com 10 professores que representa 8,33 % dos
professores do campus. As medidas apresentadas pelos alunos e professores foram adaptadas
afim de suprir as exigências das categorias para obtenção da certificação AQUA.
3.2 Obtenção da certificação AQUA
O processo de certificação é estruturado em torno dos aspectos relacionados a implementação do
sistema de gestão ambiental, a adaptação do ambiente e seu entorno, e as informações
transmitidas pelo empreendedor aos usuários.
O Processo AQUA tem como fundamento o conceito de que um dos métodos mais confiáveis de
obter o desempenho ambiental passa pelo apoio de uma organização eficaz e rigorosa do