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98. CONFIGURAÇÃO DAS PAISAGENS SONORAS DAS PRAÇAS DAÁREA
CENTRAL DE FREDERICOWESTPHALEN
PAVAN, Giovana¹*
(giovana_pavan@hotmail.com); ALVES, Alessandro¹
(alessandro@uri.edu.br);
GAIDA, Cláudia¹
(gaida@uri.edu.br); STEFFENS, Renata¹
(reh_steffens@hotmail.com).
1
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Brasil.
RESUMO
Vivemos em meio a uma profusão de sons e ruídos oriundos do desenvolvimento social e
tecnológico. Os sons que dominam a paisagem urbana foram se alterando ao longo dos anos e dos
séculos, quando as primeiras vilas e povoados surgiam o que predominava eram os sons vindos da
natureza, os ecos das vozes, e o soar das carroças. Após a revolução industrial, nos séculos XVIII
e XIX, os sons e ruídos multiplicaram-se e se proliferaram mais rapidamente, em fontes e em níveis
de pressão sonora, pois começaram a surgir as primeiras maquinas e posterior os carros
automotores, os telefones, televisores, os aparelhos de som, os amplificadores e reprodutores e
uma infinidade de outras maquinas e produtos que possibilitaram, ao longo dos anos, a
transformação das cidades, do estilo de vida, da forma de trabalhar, se comunicar e inevitavelmente
da paisagem sonora das cidades. Nesse trabalho busca-se elucidar sobre paisagem sonora e como
ela interage com o meio, e sobre tudo configurar a paisagem sonora das praças, e entorno, do
Bairro Centro e da Praça da CORSAN da cidade de Frederico Westphalen – RS. Para isso, o estudo
parte do levantamento quantitativo das praças, da analise morfológica e configuração dos usuários,
do entorno e identificação das principais atividades desenvolvidas no local, para posterior realizar
as medições dos níveis de pressão sonora (NPS). A partir do estudo, verificasse que a Praça da
Fonte, Praça da Matriz e a Praça da CORSAN apresentam um nível elevado de ruídos, em função
dos usos ocasionais, os quais geralmente incluem o uso de aparelhos de som, do trânsito do
entorno, principalmente por causa do transito de veículos de grande porte, como ônibus e
caminhões e veículos com aparelhos de som. Todas essas causas requerem ações da
administração municipal, seja gerenciando os usos das praças, ou infligindo maior controle e
fiscalização quanto ao uso dos aparelhos de som nas praças e além de criar novas rotas para o
transito dos ônibus, evitando que circulem no centro da cidade
.
Palavras-chave:
Paisagem sonora, praças, espaços públicos, controle de ruído.
CONFIGURATION OF THE SOUND LANDSCAPES OF THE CENTRAL
AREAS OF FREDERICO WESTPHALEN
ABSTRACT
We live in the midst of a profusion of sounds and noises from social and technological development.
The sounds that dominate the urban landscape have been changing over the years and centuries,
when the first villages and settlements emerged that predominated were the sounds of nature, the
echoes of voices, and the sound of carts. After the industrial revolution, in the eighteenth and
nineteenth centuries, sounds and noises multiplied and proliferated more quickly, in sources and
levels of sound pressure, as the first machines began to appear and later automotive cars, the
telephone, televisions , Amplifiers and amplifiers and a myriad of other machines and products that
have made possible over the years the transformation of cities, lifestyle, way of working,
communicating and inevitably of the sound landscape of cities . This work seeks to elucidate the