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referentes à largura do passeio e da via com trena de laser, para analisar se essas características
viárias influenciavam na ocorrência da poluição luminosa.
Figura 3.
Luminária
non cut-off
Figura 5.
Luminárias com lâmpadas de vapor de
sódio
Um dos tipos de lâmpada utilizado é vapor de
sódio, Rua dos Andradas, Porto Alegre. Fonte:
foto dos autores (2016)
Figura 6.
Luminárias localizadas sem padrão,
caracterizando a Desordem
Ocorrência de desordem e uso lâmpadas de vapor
metálico em outro trecho da Rua dos Andradas,
Porto Alegre. Fonte: foto dos autores (2016)
3.4 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DOS DADOS
Os dados referentes à presença de iluminação intrusiva e desordem foram registrados em planta-
baixa considerando os locais de ocorrência, e posteriormente foram relacionados com o tamanho
das vias e passeios. De acordo com a frequência que apareceram, foi verificado se haveria relação
da sua ocorrência com as características viárias. Os dados referentes às luminárias foram
interpretados dentro dos critérios estabelecidos pela
International Dark Sky Association
Uso de luminárias non-cutoff na Rua
Duque de Caxias, Porto Alegre.
Fonte: foto dos autores (2016)
Figura 4.
Iluminação intrusiva
Ocorrência iluminação intrusiva na Rua
Riachuelo, Porto Alegre. Fonte: foto dos
autores (2016)