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adaptados de diversas referências. Após o diagnóstico, os eixos também fizeram uma pesquisa por
melhores práticas, ou seja, casos de sucesso de sustentabilidade aplicadas no Brasil e no mundo.
Para poder indicar algumas destas práticas para os municípios, foi utilizado o desenvolvimento do
eixo Educação para a Sustentabilidade. Este eixo fez a interação do projeto com a comunidade, e,
por meio de grupos focais, apresentou para a população as práticas pesquisadas pelos eixos e
pediu que os participantes votassem nas práticas que acreditavam ser as melhores para as suas
cidades.
O foco deste trabalho é o sub-eixo de Eficiência Energética.
1.2 Objetivo
O objetivo deste trabalho é abordar os diagnósticos da eficiência energética no consumo de
eletricidade das cidades em estudo, a fim de investigar práticas que poderiam ser implementadas
para contribuir para a sua sustentabilidade.
2. MÉTODO DE PESQUISA
O conjunto de indicadores utilizados para o diagnóstico da eficiência energética das cidades
considerou as seguintes fontes de pesquisa: referencial do programa Cidades Sustentáveis
(PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS, 2012); base de dados do Observatório da Cidade de
Porto Alegre (OBSERVA POA, 2015); o projeto
Planning for Energy Efficient Cities
(PLEEC, 2013),
que sugere indicadores para o monitoramento de cidades energeticamente eficientes; e a norma
NBR 37120:2014, que trata sobre desenvolvimento sustentável de comunidades, apresentando
indicadores de serviços municipais e qualidade de vida (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR
STANDARDIZATION, 2014).
Este conjunto de indicadores é apresentado no Quadro 1, juntamente com os componentes da
fração que geram o resultado (quando aplicável) e a unidade de medida.
As fontes utilizadas para coleta de dados secundários são a base
online
da Fundação de Economia
e Estatística (FEE), o Censo Demográfico 2010 do IBGE, o portal de informações da ANEEL e o
Balanço Energético do Rio Grande do Sul.
Após o diagnóstico, foi feita uma pesquisa por melhores práticas de sustentabilidade para serem
aplicadas nas três cidades de estudo. Para a seleção das melhores práticas, usou-se o 5º eixo do
PRESUST (Educação para a Sustentabilidade), que fez visitas técnicas em órgãos governamentais
e não governamentais nas três cidades em estudo, a fim de formar parcerias e identificar os
stakeholders
locais.
Stakeholders
são considerados indivíduos com papel relevante na sociedade
local e neste trabalho sua identificação se baseou na parceria com ONGs, esferas governamentais
(secretarias, agencias de desenvolvimento, autarquias) e Associações de Moradores de Bairro
(TIEPO, 2016). Conforme Tiepo (2016), houve a possibilidade de adesão de diferentes atores
sociais, ampliando a extensão comunitária da universidade e incluindo pessoas com idade superior
a 18 anos e que desempenham papel relevante no local onde residem ou trabalham, independente
do grau de instrução (os grupos incluíram agentes comunitários de saúde, representantes de ONGs,
servidores públicos, professores e demais interessados).
Com os stakeholders foram formados grupos focais para apresentação das práticas e coleta das
mais indicadas como ideais pelos participantes.