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adaptados de diversas referências. Após o diagnóstico, os eixos também fizeram uma pesquisa por

melhores práticas, ou seja, casos de sucesso de sustentabilidade aplicadas no Brasil e no mundo.

Para poder indicar algumas destas práticas para os municípios, foi utilizado o desenvolvimento do

eixo Educação para a Sustentabilidade. Este eixo fez a interação do projeto com a comunidade, e,

por meio de grupos focais, apresentou para a população as práticas pesquisadas pelos eixos e

pediu que os participantes votassem nas práticas que acreditavam ser as melhores para as suas

cidades.

O foco deste trabalho é o sub-eixo de Eficiência Energética.

1.2 Objetivo

O objetivo deste trabalho é abordar os diagnósticos da eficiência energética no consumo de

eletricidade das cidades em estudo, a fim de investigar práticas que poderiam ser implementadas

para contribuir para a sua sustentabilidade.

2. MÉTODO DE PESQUISA

O conjunto de indicadores utilizados para o diagnóstico da eficiência energética das cidades

considerou as seguintes fontes de pesquisa: referencial do programa Cidades Sustentáveis

(PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS, 2012); base de dados do Observatório da Cidade de

Porto Alegre (OBSERVA POA, 2015); o projeto

Planning for Energy Efficient Cities

(PLEEC, 2013),

que sugere indicadores para o monitoramento de cidades energeticamente eficientes; e a norma

NBR 37120:2014, que trata sobre desenvolvimento sustentável de comunidades, apresentando

indicadores de serviços municipais e qualidade de vida (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR

STANDARDIZATION, 2014).

Este conjunto de indicadores é apresentado no Quadro 1, juntamente com os componentes da

fração que geram o resultado (quando aplicável) e a unidade de medida.

As fontes utilizadas para coleta de dados secundários são a base

online

da Fundação de Economia

e Estatística (FEE), o Censo Demográfico 2010 do IBGE, o portal de informações da ANEEL e o

Balanço Energético do Rio Grande do Sul.

Após o diagnóstico, foi feita uma pesquisa por melhores práticas de sustentabilidade para serem

aplicadas nas três cidades de estudo. Para a seleção das melhores práticas, usou-se o 5º eixo do

PRESUST (Educação para a Sustentabilidade), que fez visitas técnicas em órgãos governamentais

e não governamentais nas três cidades em estudo, a fim de formar parcerias e identificar os

stakeholders

locais.

Stakeholders

são considerados indivíduos com papel relevante na sociedade

local e neste trabalho sua identificação se baseou na parceria com ONGs, esferas governamentais

(secretarias, agencias de desenvolvimento, autarquias) e Associações de Moradores de Bairro

(TIEPO, 2016). Conforme Tiepo (2016), houve a possibilidade de adesão de diferentes atores

sociais, ampliando a extensão comunitária da universidade e incluindo pessoas com idade superior

a 18 anos e que desempenham papel relevante no local onde residem ou trabalham, independente

do grau de instrução (os grupos incluíram agentes comunitários de saúde, representantes de ONGs,

servidores públicos, professores e demais interessados).

Com os stakeholders foram formados grupos focais para apresentação das práticas e coleta das

mais indicadas como ideais pelos participantes.