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al., 2016). No ano de 2016 foi inaugurado o parque revitalizado, agora contando com unidade visual,
recebe um número muito maior de frequentadores.
São características do parque a presença da feira do produtor e a presença de praticantes de
skateboard, bicicleta BMX e de esportes de quadra. A revitalização consolidou esses usos, dando
espaços adequados aos usuários. Outra característica marcante são as grandes áreas gramadas,
que convidam os usuários a sentar na grama, bem como o lago artificial gerado pelas águas das
cinco nascentes presentes no parque, criando um grande ambiente de estar à beira do lago (MELO
et. al., 2016).
Quanto à característica dos usuários, há prevalência de trabalhadores entre os 25 e 45 anos (Figura
4). Contudo, o parque não exclui nenhuma faixa etária e social, sendo utilizado por estudantes de
escolas públicas e privadas, trabalhadores e aposentados, o que demonstra ampla democratização
do uso desse ambiente urbano. Os usos prevalentes são para ócio e lazer e para a prática esportiva,
sendo que, para este uso, destacam-se os praticantes de skateboard, com quem o parque tem uma
relação estreita, uma vez que antes mesmo de haver a reforma do parque, os skatistas sempre
utilizaram o Parque da Gare como ponto de convergência dos praticantes do esporte, ainda que
com a precariedade da pista antiga. Com a reforma, os skatistas relatam o aumento do número de
novos praticantes do esporte e atribuem isso às boas condições e bom projeto da nova pista, bem
como à boa iluminação.
Figura 4.
Faixa etária do público do Parque da Gare
O alcance do parque também é bastante abrangente, sendo utilizado por habitantes dos mais
diversos bairros e também de cidades vizinhas, Figuras 5 e 6, havendo prevalência de usuários
residentes no bairro centro, 27% dos entrevistados. Importante destacar, como fica evidenciado na
Figura 5, que os usuários costumam chegar ao parque via veículo particular, o que demonstra que
o parque é uma destinação final, e não somente um ponto de passagem.
Refletindo a preferência da sociedade no uso de automóvel particular, apesar de o parque contar
com uma estação de empréstimo de bicicletas e uma ciclovia interna, foi inexpressivo o numero de
usuários utilizando a bicicleta como meio de locomoção para o parque.