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al., 2016). No ano de 2016 foi inaugurado o parque revitalizado, agora contando com unidade visual,

recebe um número muito maior de frequentadores.

São características do parque a presença da feira do produtor e a presença de praticantes de

skateboard, bicicleta BMX e de esportes de quadra. A revitalização consolidou esses usos, dando

espaços adequados aos usuários. Outra característica marcante são as grandes áreas gramadas,

que convidam os usuários a sentar na grama, bem como o lago artificial gerado pelas águas das

cinco nascentes presentes no parque, criando um grande ambiente de estar à beira do lago (MELO

et. al., 2016).

Quanto à característica dos usuários, há prevalência de trabalhadores entre os 25 e 45 anos (Figura

4). Contudo, o parque não exclui nenhuma faixa etária e social, sendo utilizado por estudantes de

escolas públicas e privadas, trabalhadores e aposentados, o que demonstra ampla democratização

do uso desse ambiente urbano. Os usos prevalentes são para ócio e lazer e para a prática esportiva,

sendo que, para este uso, destacam-se os praticantes de skateboard, com quem o parque tem uma

relação estreita, uma vez que antes mesmo de haver a reforma do parque, os skatistas sempre

utilizaram o Parque da Gare como ponto de convergência dos praticantes do esporte, ainda que

com a precariedade da pista antiga. Com a reforma, os skatistas relatam o aumento do número de

novos praticantes do esporte e atribuem isso às boas condições e bom projeto da nova pista, bem

como à boa iluminação.

Figura 4.

Faixa etária do público do Parque da Gare

O alcance do parque também é bastante abrangente, sendo utilizado por habitantes dos mais

diversos bairros e também de cidades vizinhas, Figuras 5 e 6, havendo prevalência de usuários

residentes no bairro centro, 27% dos entrevistados. Importante destacar, como fica evidenciado na

Figura 5, que os usuários costumam chegar ao parque via veículo particular, o que demonstra que

o parque é uma destinação final, e não somente um ponto de passagem.

Refletindo a preferência da sociedade no uso de automóvel particular, apesar de o parque contar

com uma estação de empréstimo de bicicletas e uma ciclovia interna, foi inexpressivo o numero de

usuários utilizando a bicicleta como meio de locomoção para o parque.