XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

831 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 9233292 - apresentação oral RELAÇÕES RETÓRICAS ENTRE O TEXTO BASE E O HIPERTEXTO EM NOTÍCIAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Autor(a): Íris Valéria Bittencourt Cassolli Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes PPG em Linguística Aplicada O discurso de divulgação da ciência serve para divulgar e difundir os resultados de pesquisas científicas de forma didática e acessível, tendo como objetivo captar e informar o leitor. Pensando na utilização de fer- ramentas hipertextuais como estratégia de captação e facilitação do dis- curso científico, o presente trabalho tem como objetivo analisar as rela- ções retóricas estabelecidas entre o texto base e o hipertexto em notícias de divulgação científica. Para esta pesquisa, foram analisadas 42 notícias publicadas na seção ciência da Revista FAPESP no período de agosto de 2019 a janeiro de 2020, observando os diferentes recursos hipertextuais utilizados e quantificando-os. Do corpus quantitativo, foram retiradas 10 notícias, com variedade de recursos hipertextuais, para análise qua- litativa, etiquetando-as com base no modelo RST (Rhetorical Structure Theory). Além da RST e dos conceitos expostos por Giering (2007) so- bre o modelo, adotam-se as ideias sobre midiatização do discurso cien- tífico trazidas por Charaudeau (2008) e webjornalismo pontuadas por Canavilhas, Salaverría e Bradshaw (2014). Com as análises, foi possí- vel verificar relações retóricas recorrentes entre o texto base e hipertex- to: Evidência, Justificativa, Preparação, Resumo e Reformulação, sen- do a última, a mais frequente. A utilização de elementos hipertextuais que se encaixam na etiqueta Reformulação reforça a ideia do hipertex- to como ferramenta para tornar as pesquisas científicas acessíveis, pois traz o conteúdo da notícia reestruturado de forma adaptada para um público amplo. Diante desses resultados, pode-se pensar em novas es- tratégias para divulgação da ciência com base na RST. Palavras-chave: Divulgação da ciência. Hipertextualidade. Relações retóricas.

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