XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

823 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 3006890 - apresentação oral NARRATIVAS DE DESCENDENTES DE IMIGRANTES ALEMÃES NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL SOBRE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO BRASILEIRAS Autor(a): Juliana Silvestre de Vargas Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes PPG em Linguística Aplicada A imigração europeia para o Brasil foi um fenômeno de grandes pro- porções que se estendeu ao longo de um século. Estima-se que o nú- mero de imigrantes europeus que vieram para o Brasil, durante o século XIX, tenha ultrapassado em um milhão. Bolognini e Payer (1996) ponderam que, durante esse século, havia cerca de 2,7 mil fa- lantes de língua alemã estabelecidos no País, resultado da imigra- ção em grande escala. A imigração europeia, portanto, constitui-se como uma parte importantíssima da histórica econômica e cultural desse país. Esta pesquisa tem como objetivo compreender os proces- sos de identificação em relação à língua materna alemã e ao portu- guês, como língua adicional, em narrativas de descendentes de imi- grantes alemães residentes da cidade de São Leopoldo (RS). Busca-se compreender as narrativas sobre aquisição e aprendizagem de lín- gua portuguesa em instituições de ensino brasileiras, assim como as identidades emergentes de ser brasileiro e ser alemão relacionadas às línguas materna e adicional em seus devidos contextos de uso. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo, partindo dos es- tudos de narrativas orais de Labov e Waletzky (1967), Labov (1972), Labov (1997) e Bastos (2008). Os dados foram gerados a partir de en- trevistas narrativas de vida orais não estruturadas das participantes voluntárias deste estudo. As entrevistas narrativas foram registradas em áudio e transcritas a partir dos princípios da análise da conversa- ção de orientação textual-interativa e analisadas conforme a aborda-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz