XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica
XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 818 Inscrição: 5679018 - apresentação oral IDENTIDADES NA ESCRITA REFLEXIVA: COMO O PROFESSOR CONSTRÓI SUA IDENTIDADE NOS TEXTOS QUE PRODUZ? Autor(a): Milena Carolina Wietzke Coautor(es): Orientador(es): Dorotea Frank Kersch Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes PPG em Linguística Aplicada A escrita reflexiva tem sido importante aspecto considerado na forma- ção de professores. Através dela, o professor em formação inicial ou continuada tem a oportunidade de compreender grande parte das ações que exerce dentro e fora da sala de aula, transitando pelas etapas visua- lizadas nos seus próprios textos, por meio dos quais vai construindo sua identidade. O objetivo deste estudo é analisar a apresentação discursiva e a constituição da identidade de acadêmicos de uma disciplina da Pós- -Graduação em Linguística Aplicada manifestadas nos textos reflexivos produzidos por eles como produto final dessa disciplina. São analisados os textos de nove alunas e, nesta apresentação, damos destaques aos tex- tos de três delas, escolhidas aleatoriamente. Baseamo-nos nas dimen- sões do escritor de Ivanic (1998), adaptadas de Goffman (1959;1981), de que “todas as formas de escrita são registros de algum tipo que são fre- quentemente lidos por outros” e que a maneira a qual algo é escrito afe- ta a sua leitura e avaliação (Burton, 2009). Os resultados apontam que, na escrita acadêmica, os alunos precisam mobilizar estratégias comple- xas para construir a impressão que transmitem de si mesmos. Se traba- lhada na perspectiva de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 2014), dando ao aluno a oportunidade de contar a sua história (KERSCH; LES- LEY, 2019), promove a participação e interação, engajamento e relacio- namento, o que tem implicações em como ele entende a si mesmo e aos outros, como identifica e é identificado. Essa consciência de si pode au- xiliar a aprimorar, dessa forma, seu fazer docente. Palavras-chave: escrita reflexiva - escrita acadêmica - formação de professores - identidade - letramento acadêmico.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz