XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica
XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 806 Inscrição: 8268256 - apresentação oral “EU SEMPRE FIQUEI NO INGLÊS NÉ”: A IDENTIDADE E O POSICIONAMENTO DISCURSIVO EM INTERAÇÕES DE UMA PESSOA COM ATROFIA CORTICAL POSTERIOR Autor(a): Ana Isabel Eltz Dornelles Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PRATIC - Unisinos) Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes PPG em Linguística Aplicada A Atrofia Cortical Posterior (ACP) é uma doença neurodegenerati- va e progressiva, considerada um subtipo da Doença de Alzheimer, que acomete principalmente pessoas entre 50 e 60 anos. O seu desen- volvimento afeta sensivelmente o processamento visual complexo, a memória e a linguagem. A produção linguística das pessoas acome- tidas por essa patologia é marcada por características como a dificul- dade de encontrar as palavras, a dificuldade de articulação dos sons e a velocidade de fala mais lenta. Tendo em vista esse contexto e o en- velhecimento crescente da população, é importante compreender de que forma as pessoas afetadas por essas doenças neurodegenerati- vas se posicionam como sujeitos de suas histórias e como constroem suas identidades por meio de narrativas. Assim, a partir da análise qualitativa de narrativas orais produzidas por uma pessoa que vive com a ACP, buscou-se descrever de que forma nessas condições é constituído o posicionamento discursivo do narrador durante o ato de contar histórias e quais identidades são construídas nas narrativas orais. Este trabalho é baseado no conceito de posicionamento desen- volvido por de Davis; Harré (1990) e Bastos (2005) no intuito de in- vestigar como os falantes se posicionam no universo narrativo para projetar suas identidades. Também assumimos os níveis de posicio- namento discursivo propostos por Bamberg (1997). Identificamos nos dados os níveis do posicionamento de Bamberg (1997): nível: como os personagens são posicionados com relação uns aos outros; nível 2: como o falante se posiciona; nível 3: como os narradores po-
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