XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica
595 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 6368042 - apresentação oral JUVENTUDE NEGRA E O ENSINO SUPERIOR Autor(a): Raissa Santos da Silva Coautor(es): Adevanir Aparecida Pinheiro Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas PPG em Ciências Sociais Historicamente a população negra sofre constantes violações. O ra- cismo estrutural no Brasil, construído também, segundo Guerreiro Ramos, a partir da patologia do branco brasileiro enfraquece a iden- tidade das pessoas negras. Além disso, torna pouca a representati- vidade destes sujeitos dentro dos mais diversos espaços sociais, não sendo diferente nas Instituições Acadêmicas. Apesar das pessoas ne- gras comporem mais de 50% da população brasileira, nota- se que ainda são minorias nas Universidades e quando estão inseridas nes- tes espaços, seus saberes não são reconhecidos e nem legitimados. Portanto a pesquisa que está em curso, tem por objetivo sistemati- zar o conhecimento em relação ao ingresso de jovens afrodescen- dentes, em especial na Unisinos, e entender quais são os meios que lhe estão disponíveis e de que forma esta comunicação chega até eles. Além disso, a pesquisa tem as seguintes intenções: a) Mapear as ex- periências dos jovens afrodescendentes em relação ao meio univer- sitário; b) Entender quais os tipos de estímulos recebem para ingres- sarem nas Universidades, em especial na Unisinos; c) Registrar as diversas formas que se estabelece entre a escola e a universidade; d) Perceber e registrar as reações manifestadas pelos jovens afrodescen- dentes quando recebem o incentivo para ingressar na universidade. Quanto aos procedimentos, metodologicamente seguiremos uma li- nha de pesquisa bibliográfica através de estudos de revisão da litera- tura científica correlacionados com análise documental e entrevistas estruturadas. Estudaremos a importância e as contribuições de pes- quisas com este cunho para qualidade do ensino acadêmico. Ométo- do utilizado na pesquisa até momento é a aplicação de questionário semiestruturado para alunos voluntários da Escola Estadual de En-
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz