XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

591 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 6219765 - apresentação oral DIPLOMAS E REPRODUÇÃO SOCIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE CAPITAL CULTURAL E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL Autor(a): Thiago Pereira Flôres Coautor(es): Orientador(es): Juliane Sant’Ana Bento Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas PPG em Ciên- cias Sociais Este trabalho parte de categorias situadas no domínio da sociologia da educação e das políticas públicas educacionais para problematizar o impacto e os benefícios simbólicos auferidos pela frequência e con- clusão do ensino superior. Assumindo como orientação teórica a in- fluência da teoria social dos campos e disposições do sociólogo Pier- re Bourdieu, parte do conceito central de capital cultural, no intuito de perceber como a categoria se legitima e reproduz dentro dos es- paços acadêmicos. A bibliografia clássica da sociologia da educação já nos ensinou que o capital cultural promove a distinção entre os ci- dadãos. Por isso, este trabalho adota como problema de pesquisa a seguinte questão: quais os usos sociais feitos pela detenção do títu- lo superior? Quais os estratos da sociedade que historicamente se be- neficiam dos meios acadêmicos para consolidação e reprodução de status social? A hipótese deste trabalho consiste em considerar que a forte desigualdade social e a persistente concentração de riqueza se reproduzem, também, pela estrutura de ensino superior que temos no país. Com tudo isso, este trabalho tem por objetivos compreender como a literatura sobre o tema retrata a reprodução do capital cultu- ral como monopólio de uma parcela da população dentro da taxono- mia social brasileira. Em termos metodológicos, até mesmo por con- ta do tempo de realização da pesquisa, recentemente iniciada, será priorizada uma revisão sistemática e minuciosa da literatura, enfati- zando a associação entre a matriz teórica iniciada pela obra de Pierre Bourdieu e os desdobramentos sobre a avaliação de políticas públi- cas de inclusão e acesso ao ensino superior no Brasil. Quanto aos re-

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