XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

551 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre eventos pós-atentado se tornaram o foco da observação. Estes são, em ordem cronológica: o relatório produzido em 2016 sobre o esta- do físico das vítimas encontradas dentro da casa e shows; a desco- berta de uma falsa vítima, em 2017, que usava o evento como forma de receber destaque; em 2019, a morte do jihadista que reivindicou o atentado e o roubo do grafite que era uma homenagem aos mor- tos no local; e em 2020, o lançamento de um livro sobre o caso. Re- cuperando esses eventos, acompanhamos o trajeto percorrido pela memória da imagem. A cada novo capítulo, não apenas se debate o novo ocorrido, como também se buscam referenciais de novembro de 2015, na noite do atentado. O debate levantado na pesquisa tam- bém se dá sobre as imagens virem de duas fontes: atores sociais, por meio de registros amadores, e instituições jornalísticas que preserva- ram a distância. Esse número reduzido de imagens forneceu espaço para a criação de um imaginário sobre o estado das vítimas e o que de fato ocorreu dentro do prédio. E nos eventos póstumos, esse “va- zio” de imagens é enfatizado com a falta de comparativos e exemplos gráficos de pessoas ou situações daquela noite. Inclusive, por ocasião do relatório policial sobre as vítimas, a discussão sobre a realidade ou as impressões pessoais sobressaiu a um consenso. Palavras-chave: Bataclan, circulação, atentado, imagem

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