XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 550 Inscrição: 3484612 - apresentação oral AS IMAGENS EM CIRCULAÇÃO DO ATENTADO BATACLAN: QUANDO NÃO VER É VER Autor(a): Bruna Lago Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas PPG em Ciências da Comunicação O jornalismo não é mais o detentor da verdade. A midiatização se configura em um novo “modo de ser no mundo” (GOMES, 2017) que transformas as formas de compreender o ambiente. O jorna- lismo então passa por uma adaptação, já que precisa competir pelo controle da informação. Disponível em diversos modos, o ator social supera a sociedade dos meios (FAUSTO NETO, 2008), o que quer dizer que a midiatização emerge em um cenário de tensão e infini- tas disputas pela produção de sentidos. Nossa preocupação está cen- trada na circulação das imagens. Não comente com a circulação do produto imagem (fotografia, vídeo), mas da circulação como uma relação de atribuição de valor que se realiza nas interações sociais (ROSA, 2016; 2017). Este trabalho de iniciação científica visa discu- tir que imagens e sentidos circulam sobre os atentados terroristas no Brasil tomando como recorte o atentado Bataclan, ocorrido em 2015. A ideia é verificar não apenas como o fato foi noticiado no período de sua ocorrência, como também passados quatro anos, que tipo de imagem permanece em circulação. Esta proposta é parte dos estu- dos iniciados em 2017 no âmbito da Iniciação Científica, no projeto CNPQ/Universal de Cooperação Brasil-Argentina, intitulado “Cir- culação das Imagens: permanências, esvaecimentos e novos modos de partilha do visível” sob a coordenação da prof. Dra. Ana Paula da Rosa. A primeira etapa de observação do empírico foi realizada pela bolsista Aline Silva Santos, que formou-se no curso de Jorna- lismo. Cada vez mais difícil recobrar as lembranças, graças a grande oferta de imagens e acontecimentos, é preciso que outros aconteci- mentos tragam à tona esses eventos. Na segunda parte do projeto, os

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