XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 504 Inscrição: 1963519 - apresentação oral A INFLUÊNCIA FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE VOCACIONAL DE ADOLESCENTES Autor(a): Sara Kleinschmitt Coautor(es): Camila Andressa de Souza; Nara Cristina Frassão; Icaro Rafael Vargas; Stefani Wiebbeling; Leonardo Gonçalves Gafforelli; Taisi Corrêa da Silva Ledur Orientador(es): Instituição: Feevale (Outras - Alunos externos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Psicologia Desde a infância, há fatores que contribuem para a formação de pre- ferências por determinadas atividades e aversão por outras. Entre esses fatores, contempla-se aspecto biológicos e também relativos a experiências do meio sociocultural que o sujeito está inserido. À me- dida que o tempo passa, as preferências vão se transformando em in- teresses mais bem definidos, de acordo com a percepção de satisfa- ção pessoal e recompensas. Sob essa perspectiva, o tema deste estudo foi as profissões de interesse dos filhos e a profissão dos pais e o obje- tivo traçado foi verificar as diferenciações entre as profissões de inte- resse dos filhos e a atividade profissional exercida por seus pais. Para isso, 1184 adolescentes concluintes do ensino fundamental de esco- las públicas de uma cidade do Vale dos Sinos/RS participaram do es- tudo, sendo que 50,6% eram do sexo feminino e 49,2% do sexo mas- culino. Os participantes tinham idades entre 13 e 20 anos (m = 14,67; dp = 0,830). Os jovens responderam a um questionário sociodemo- gráfico com 17 itens que, além de objetivar a caracterização da amos- tra, questionava sobre as profissões de interesse, assim como sobre as profissões dos pais e das mães. As aplicações ocorreram em grupo e em período regular de aula durante os anos de 2017, 2018 e 2019 e todos cuidados éticos pertinentes foram respeitados. Os dados foram submetidos a classificação por áreas de interesse com embasamen- to teórico da Teoria das Personalidades Vocacionais e Ambientes de Trabalho, além de análises descritivas e exploratórias. Os resultados revelam que os adolescentes mencionaram com mais frequência in-

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