XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 502 Inscrição: 6766148 - apresentação oral TÍTULO DO PROJETO: UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA REPRESENTAÇÃO DE ARTIGOS SOBRE A BACIA DO RIO DOS SINOS Autor(a): Wesley Wiprich Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PRATIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em História A água sempre foi um elemento fundamental, sendo um fator prepon- derante na configuração das práticas em sociedade. A pesquisa a qual estou filiado como bolsista Pratic tem por foco estudar a bacia do rio dos Sinos. Especificamente o subprojeto que desenvolvo tem como ob- jetivo a análise de artigos científicos que apresentem informações so- bre a Bacia do Rio dos Sinos, usando para isso do método de elabora- ção de Mapas Conceituais. A Bacia do Rio dos Sinos está situada em grande parte na região metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, integrando a chamada Região Hidrográfica do Guaíba, faz di- visa ao norte e oeste com as Bacias do Rio Caí e Taquari Antas, ao sul com a Bacia do Rio Jacuí e Lago Guaíba e a leste com a Bacia do Rio Gravataí e Bacia do Rio Tramandaí. A seleção de textos é feita por meio da busca de bibliografias específicas, tanto sobre Bacias, como sobre a região do Rio dos Sinos. Essa metodologia comporta a criação de ma- pas conceituais como resultado da análise e explicação das unidades de leituras. É ummétodo pouco utilizado, porém que se mostra muito eficaz, devido a seu alto grau de entendimento. Além do entendimen- to, os mapas conceituais apresentam outros pontos positivos, como a organização e o aprendizado, sendo uma opção para a organização do fluxo de ideias do cérebro. É um recurso muito importante, pois fun- ciona como método de aprimoramento da leitura e da capacidade de síntese, implicando igualmente na ampliação da compreensão dos ar- gumentos e dos conceitos característicos da linguagem acadêmica. Palavras-chave: Bacia do Rio dos Sinos, Mapa Conceitual, Aprimoramento da leitura.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz