XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

451 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 6932939 - apresentação oral IMPLICAÇÕES POLÍTICAS DA ARTE EMW. BENJAMIN E G. AGAMBEN Autor(a): Denise Narli da Silveira Coautor(es): Orientador(es): Castor Ruiz Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Filosofia Este projeto de Pesquisa tem por Objetivo Geral compreender a teo- ria estética de Walter Benjamin, acerca das implicações políticas da arte na contemporaneidade, sobretudo a sua filosofia da linguagem, a teoria da reprodutibilidade técnica da obra de arte e o conceito de aura. Buscar-se-á relacionar a teoria estética de Benjamin com as teorias e conceitos de Giorgio Agamben sobre os mesmos temas, de modo a refletir sobre as implicações políticas da arte no mundo con- temporâneo. Buscamos compreender as características que definem a Obra de Arte em Benjamin e partimos de uma recuperação biográ- fica e histórica do autor para contextualizar cultural, social e politica- mente o mundo em que viveu até cometer suicídio em 1940, fugindo do Nazismo na fronteira Espanhola. Queremos entender os elemen- tos que estabeleceram as condições para que Benjamin alcançasse uma identidade filosófica própria e conduzisse sua produção intelec- tual na intersecção entre Arte e Política, entre Estética e Ética. Para compreender a teoria estética de Benjamin, escolhemos, sobretudo, quatro textos fundamentais: Primeiramente as “Teses sobre o con- ceito da história” que recorrem à literatura e às imagens. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, em que trabalha o con- ceito de aura para compreender o aqui e agora da obra de arte e suas implicações políticas. “Origem do Drama Trágico Alemão” teoria es- tética em que trabalha as questões da filosofia da linguagem buscan- do definir o trágico barroco em contraposição à tragédia grega. E “O narrador” onde Benjamin analisa o desaparecimento da figura do narrador nos tempos modernos. Traçaremos um diálogo entre o fi- lósofo alemão e o italiano Agamben, tomando os conceitos benjami- nianos como ponto de partida para análises voltadas a atualidade,

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