XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 440 Inscrição: 2860922 - apresentação oral STULTITIA ESPETACULARIZADA EM TEMPOS DE PANDEMIA E A POTÊNCIA DO CUIDADO DE SI NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Autor(a): Ivo Liçarasa Junior Coautor(es): Betina Schuler Orientador(es): Betina Schuler Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Este artigo realiza um ensaio teórico genealógico, buscando no estoi- cismo e em Sêneca, especialmente, o conceito de stultitia para tomar- mos a educação sob a perspectiva do cuidado de si. Desse modo, tem por objetivo problematizar o discurso de “ emperigamento ” que ata- ca escolas, professores e livros no presente. Entendendo a educação como equipagem de si, faz-se uma provocação sobre as relações de poder que perpetuam desigualdades e preconceitos históricos. Com um diagnóstico do contemporâneo que olha para o desmoronamen- to da cultura letrada e currículos mergulhados no léxico empresarial nas escolas, podemos problematizar que o grande perigo não seriam os livros incitadores de rebelião, mas justamente a produção de uma stultitia espetacularizada , criadora de modos de subjetivação basea- dos numa lógica tecno-individualizante. Nesse sentido, os saberes do cuidado de si na perspectiva estoica, da pedagogia que pensa a escola como formação e das ciências humanas que problematizam o mun- do nas escolas, são, sim, um risco, mas somente ao absurdo disfar- çado de normalidade. Com a pandemia do coronavírus, feridas pro- fundas da sociedade foram expostas, denunciando a vida precária e as existências que não são passíveis de luto. O vírus da covid-19 ex- põe, juntamente com as muitas mortes no Brasil e no mundo, o vírus do totalitarismo. Ao problematizar estes discursos de emperigamen- to que atacam escolas e universidades, podemos pensar que o perigo do professor, da escola e do livro, dá-se, unicamente, em relação a um movimento neoconservador totalitário que elogia a deslegitimação de direitos fundamentais como a educação escolarizada e a proteção da vida. Num mundo tomado por uma crise pandêmica histórica e

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