XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 432 Inscrição: 6622932 - apresentação oral O PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES INICIANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTÊNCIA PARA A QUALIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA ARTESÃ Autor(a): Gabriela Saueressig Coautor(es): Eduarda Sebatiany e Victor Hugo de Almeida Orientador(es): Elí Henn Fabris Instituição: Unisinos (PRATIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Este trabalho integra um projeto de pesquisa mais abrangente, inti- tulado: Formação, constituição e atuação docente nas escolas públicas brasileiras: uma análise sobre a situação do professor iniciante . O ob- jetivo do presente trabalho é mapear, descrever e analisar o planeja- mento dos professores iniciantes na Educação Infantil. Os materiais analisados são provenientes de dados obtidos por um questionário eletrônico enviado pelo Google Forms e por narrativas provenientes de transcrições de encontros (de) formação realizados com os pro- fessores da Rede Municipal de São Leopoldo. Após o escrutínio e análise dos materiais estes foram organizados nos seguintes grupos de sentidos: coformação docente: a colaboração entre os pares; plane- jamento: do individual ao coletivo; das ausências de espaços-tempos para a coformação . Os autores estudados para fundamentar a pes- quisa foram Antônio Nóvoa, Eli Fabris, Sandra de Oliveira e Roberto Rafael Dias da Silva. Por meio desta pesquisa foi possível constatar a necessidade de mais e eficientes trocas entre os professores de modo que essas formas colaborativas de planejar sejam baseadas na cofor- mação entre os professores das escolas e de uma ética do saber-fazer, necessária para a consolidação da docência artesã. Com este estudo foi possível conhecer alguns conceitos como: coformação, artesania, planejamento, ética do saber-fazer. A partir deste trabalho é possível afirmar que os professores iniciantes de Educação Infantil que parti- ciparam da pesquisa sentem necessidade tanto de uma ação forma- dora de coformação quanto de uma ética do saber-fazer. Também, ao assumir o planejamento como exercício do pensamento e como re-

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